Alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial

Veja dicas de alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial. Através dessa matéria você vai entender como a reeducação alimentar e a prática…

Veja dicas de alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial. Através dessa matéria você vai entender como a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas conseguem prevenir casos de hipertensão e garantir uma vida mais saudável.

Alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial. (Foto Ilustrativa)

Pressão arterial é uma expressão utilizada para falar sobre a pressão que o sangue exerce contra as paredes das artérias. Quando uma pessoa sofre de hipertensão, ela tem sérios riscos de sofrer com infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, aneurisma, entre outros problemas de saúde que podem levar a morte.

Para manter a pressão arterial no nível adequado, é fundamental adotar uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios físicos. Essas dicas precisam ser levadas a sério principalmente com o avançar da idade.

Saiba mais: Pressão alta: Alimentos que devem ser consumidos

Alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial

De acordo com informações do Ministério da Saúde, 24% da população sofre com pressão alta. Com a hipertensão se tornando cada vez mais comum, é preciso adotar medidas capazes de prevenir o problema.

Separamos algumas dicas de alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial. Confira:

Pratique exercícios aeróbicos

Pratique exercícios aeróbicos. (Foto Ilustrativa)

Quem deseja reduzir a pressão arterial deve apostar na prática de exercícios aeróbicos. Isso mesmo! Correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta são formas de fazer o sangue bombear melhor no corpo.

Aposte em alimentos ricos em potássio

O potássio é um nutriente que ajuda a reduzir a pressão, portanto, vale à pena apostar em alimentos que são ricos nesse composto, como é o caso do abacate, cenoura, milho, tomate, melão, pêssego, morango e ameixa.

Continuar Lendo  Cebola Roxa – Porque Consumi-la

Leia mais: Problemas de pressão alta nas crianças

Cuidado com o excesso de sal

Uma alimentação com excesso de sal pode ser prejudicial para a saúde e colocar a pressão nas alturas. O ideal é diminuir a quantidade de sódio da dieta, evitando alimentos embutidos, macarrão instantâneo, salgadinhos, doces e carnes gordurosas.

Inclua peixes nas refeições

Inclua peixes nas refeições. (Foto Ilustrativa)

Os peixes ajudam a equilibrar a pressão arterial porque são ricos em ômega 3. Portanto, consuma salmão, sardinha, atum e cavalinha nas refeições.

Aposte na vitamina C

Os hipertensos devem incluir na dieta alimentos ricos em vitamina C, como é o caso da laranja, da acerola e da tangerina. Esse nutriente ajuda a controlar a pressão e previne doenças.

Pratique ioga!

Pratique ioga! (Foto Ilustrativa)

Além de praticar exercícios aeróbicos, também vale à pena apostar em aulas de ioga. Através dessa prática é possível encontrar um ponto de equilíbrio entre corpo, mente e espírito. O relaxamento desvia a carga de estresse, por isso reduz as chances de hipertensão.

Veja também: Como prevenir pressão alta

Agora você já sabe tudo sobre alimentação saudável e exercícios para reduzir pressão arterial. Coloque em prática as dicas e melhore a sua qualidade de vida. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top