Problemas de pressão alta nas crianças

A hipertensão arterial é um problema que está crescendo no Brasil e no mundo. Essa doença é responsável por vários comprometimentos de saúde como…

A hipertensão arterial é um problema que está crescendo no Brasil e no mundo. Essa doença é responsável por vários comprometimentos de saúde como acidente vascular encefálico, conhecido como derrame, e também o infarto.

O que a maioria das pessoas não sabe, é que as crianças também podem sofrer desse mal. Alguns estudos indicam que cerca de 5% da população infantil esteja sofrendo de hipertensão arterial, ou seja, mais de três milhões de crianças com pressão alta.

Em qualquer idade a hipertensão pode ser de dois tipos. Denominamos primária aquela que não tem uma causa aparente, já a secundária ocorre quando em consequência de alguma doença. A chance de descobrirmos a causa da hipertensão na criança é muito maior do que no adulto. Por isso é importante ficar de “olho” para se evitar problemas futuros. A maioria dos adultos hipertensos não tem uma causa aparente.

As principais causas de hipertensão na infância são:

1. Falta de prática de exercícios

2. Alimentação inadequada

3. Excesso de peso

Os valores de pressão arterial para adultos, não é o mesmo que para as crianças. O instrumento para medir a pressão dos pequenos também não é do mesmo tamanho que o usado nos adultos. É necessário que o aparelho de medida, chamado esfigmomanometro seja menor e encaixe da forma adequada no braço da criança. Caso contrário, a medida fica errada. Também é importante lembrar que os valores de pressão arterial na infância dependem da idade, sexo e altura do indivíduo.

Grande parte dos adultos hipertensos, começou a desenvolver o problema na infância, mas não foram diagnosticados. Por isso, as crianças também devem medir a pressão com frequência. O pediatra deve fazer a medida da pressão arterial do paciente a partir dos três anos de idade e ao menos uma vez ao ano. Detectar a hipertensão na criança ajuda a prevenir doenças no coração e nos rins.

Continuar Lendo  Cabelos oleosos: dicas para cuidar

Os cuidados com a pressão do seu filho devem começar antes do nascimento. Pois a dieta da mãe influencia nas doenças cardiovasculares do bebê.

Como evitar a hipertensão infantil?

1. Faça com que seu filho pratique atividades físicas como andar de bicicleta, caminhar, jogar bola entre outras;

2. Ofereça a ele uma alimentação saudável. Diminua nos doces, salgadinhos e refrigerantes e aumente a quantidade de frutas e verduras;

3. Se ele estiver acima do peso, procure um nutricionista para que siga uma dieta saudável.

A saúde de seu filho começa ainda na infância e os cuidados que você tiver com ele agora influenciarão na saúde do adulto que ele será.

Top