Alergia a exercícios físicos: saiba mais

Algumas pessoas não praticam exercícios físicos por falta de tempo, já outras deixam as atividades de lado porque sentem preguiça. Existe também um motivo…

Por Isabella Moretti em 13/03/2013

Algumas pessoas não praticam exercícios físicos por falta de tempo, já outras deixam as atividades de lado porque sentem preguiça. Existe também um motivo bem incomum para alguém renunciar a uma rotina de treinos: a alergia.

Atividade física também causa crise alérgica. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Alergia a sol: saiba mais

Alergia a exercícios físicos: o que é

A alergia a prática de exercícios físicos é algo pouco conhecido, mas que faz parte da vida da britânica Kasia Beaver. Com 33 anos de idade, ela não pode se exercitar e nem fazer sexo com tanta frequência, caso contrário, desenvolve uma série de sintomas alérgicos.

Kasia Beaver foi diagnosticada com a alergia há 10 anos e tem feito tratamento para conviver com o problema. A sua condição é muito semelhante à urticária, um tipo de lesão que resulta em inchaço e vermelhidão da pele. A crise alérgica por causa de exercícios físicos pode levar a fraqueza muscular e ao aumento dos glóbulos brancos do sangue.

Os médicos demoraram a descobrir que Kasia Beaver sofria de alergia à prática de exercícios físicos. As suspeitas surgiram quando eles identificaram o aumento da frequência cardíaca da britânica.

Kasia Beaver sofre de alergia a exercícios físicos. (Foto:Divulgação)

O diagnóstico de Kasia Beaver é de angiodema induzido por atividades físicas. A reação alérgica acontece quando ela consome determinados alimentos antes de se exercitar, mas ainda não foi possível identificar quais itens da dieta agravam o estado da britânica.

Entre os principais sintomas apresentados por Kasia Beaver em uma crise alérgica, vale ressaltar o inchaço no rosto, logo após praticar exercícios físicos, como caminhada, corrida ou alguma modalidade esportiva. Na pior das hipóteses, o quadro da britânica pode evoluir para um choque anafilático e criar risco de morte.

Para não colocar a sua vida em perigo, Kasia Beaver evita ao máximo a prática de exercícios físicos. Ela também é tratada com medicamentos anti-histamínicos, sobretudo quando passa por uma crise alérgica. Como não pode se exercitar para manter o peso, Kasia investe em um programa de reeducação alimentar.

Kasia Beaver antes e depois de uma crise alérgica. (Foto:Divulgação)

Sobre as alergias

A alergia é uma reação exagerada do organismo ao entrar em contato com estímulos comuns no meio ambiente, como remédios, poeiras, fungos, alimentos, ácaros e pólen.

A alergia é um problema de saúde que afeta grande parte da população, principalmente quando se trata do sistema respiratório. As formas mais comuns de alergia são rinite e asma.

Além das crises alérgicas que envolvem a prática de exercícios físicos, há também outras formas estranhas de alergia que são capazes de confundir os médicos. Entre os tipos mais bizarros, estão as alergias à água, madeira, rede wi-fi, ao beijo, ao sol e até mesmo ao próprio filho.

Veja também: Alergia emocional: o que é, sintomas

Top