Alergia a sol: saiba mais

PUBLICIDADE

Algumas pessoas após se exporem ao Sol apresentam diversas manchas avermelhadas em sua pele, sendo que isso pode ser um dos sinais da alergia à luz solar. Tendo isso em vista, saiba mais sobre a alergia ao Sol.

Conheça os cuidados da alergia do verão.

A coceira é um dos sintomas da alergia solar. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a alergia ao Sol

De maneira geral, a alergia ao Sol é uma reação excessiva do sistema imunológico (de defesa) diante à exposição solar. Esse problema também recebe o nome de erupção cutânea fotoalérgica, fotoalergia ou fotodermatose. Segundo especialistas, em torno de 5% a 10% das pessoas sofrem com as manifestações da alergia ao Sol.

PUBLICIDADE

Saiba quais são as causas relacionadas à alergia ao Sol

A origem exata da alergia ao Sol ainda não tem uma explicação aceita. No entanto, profissionais no assunto, acreditam que ela possui o mesmo processo patológico que os outros tipos de alergia. Além disso, eles acreditam que os raios ultravioletas tipo A são os responsáveis por esse desencadeamento, por penetrarem profundamente na pele.

Vale ressaltar que existem outras causas de alergia (fotoalergia), entre eles podemos citar:

  • Exposição ao Sol após fazer uso de antibióticos;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos para diabetes, hipertensão, epilepsia, depressão e para alguns tipos de câncer;
  • Consumo de ervas como, por exemplo, a erva de São João;
  • Após consumir aipo, e limão;
  • Uso de produtos cosméticos para pele.
    Algumas pessoas apresentam alergia ao Sol. (Foto: divulgação)

Conheça as manifestações clínicas relacionadas à alergia ao Sol

A pessoa que apresenta alergia ao Sol pode apresentar diversos quadros alérgicos. Entre eles, podemos citar:

  • Urticária solar – o indivíduo costuma apresentar placa rosácea e elevada sobre a pele, muito parecida com uma picada de mosquito. Em geral, esse sinal acomete todo, principalmente as áreas expostas ao Sol;
  • Erupção cutânea fotoalérgica – essa manifestação pode acontecer horas seguintes à exposição solar. Ela á caracterizada por inchaços vermelhos, bolha ou pápulas que são acompanhadas de muita coceira, em especial, nas áreas expostas ao Sol;
  • Erupção polimorfa à luz – o indivíduo com esse problema manifesta vesículas na pele, manchas vermelhas e rosáceas em forma de círculo. Essas lesões costumam surgir no pescoço, rosto, membros e orelhas;
  • Fotossensibilização – em geral, essa manifestação surge após a combinação dos raios solares com a combinação de raios solares e a administração por via oral, local, retal ou parenteral de produtos alimentares, medicinais ou cosméticos. Em geral, o indivíduo manifesta erupções cutâneas vermelhas, associado a muita coceira.
    Diante de alterações de pele após exposição solar, busque a orientação de um especialista, (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos sofrem com os sinais e sintomas da alergia ao Sol. Após conhecer mais sobre a alergia solar e diante dessas manifestações, é ideal buscar a orientação de um especialista para a realização de um tratamento adequado, de forma a evitar futuras consequências.

PUBLICIDADE

Saiba o que fazer diante de alergia ao mofo.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.