Agility: o que é, benefícios

Caso não saiba, o agility é uma modalidade de adestramento que visa, entre outras coisas, a melhora do condicionamento físico do animal e de…

Por Paulo Lima em 09/03/2012

O agility melhora tanto o condicionamento físico do animal quanto o seu relacionamento com o dono.

Caso não saiba, o agility é uma modalidade de adestramento que visa, entre outras coisas, a melhora do condicionamento físico do animal e de seu relacionamento com o dono. Ele foi criado em 1978, com o objetivo de entreter o público que frequentava os torneios de raça e obediência canina.

Agility – o que é

Neste “esporte”, o cão e seu treinador devem percorrer uma pista composta por vários obstáculos no menor tempo possível. Para superá-los, ele precisa apresentar algumas competências, como rapidez, agilidade, força e inteligência. Apesar de parecer uma grande brincadeira, tem muita gente que leva isso a sério, tanto é que, atualmente, diversos campeonatos de agility são realizados pelo mundo a fora.

Entre as barreiras utilizadas ao longo do trajeto estão mesas, passarelas, rampas, gangorras, túneis abertos, pneus etc. Mas vale ressaltar que nenhum desses aparelhos oferece risco à saúde do cão.

Nesta modalidade, o cão precisa enfrentar um percurso repleto de obstáculos.

De acordo com as regras da modalidade, ele não pode ser tocado em nenhum momento pelo dono, muito menos ser guiado por coleiras ou qualquer aparato do gênero, o que mostra que é necessário haver um enorme entrosamento entre o cachorro e o seu treinador para que ambos possam realizar o percurso.

Sem dúvida, esta é a atividade perfeita para você realizar com o seu amigo, ainda mais se ele apresenta hiperatividade ou está precisando perder alguns quilinhos. Confira, logo abaixo, os principais benefícios gerados por este tipo de treinamento e divirta-se!

Benefícios do agility

O fato do cão precisar aprender os comandos básicos de obediência (senta, fica, junto, pula) para poder praticar o agility já traz significativas melhoras no seu comportamento. Com o treino, ele fica mais atento às ordens do dono, porém, não apenas durante a prática do esporte, mas também na convivência diária.

Outra vantagem diz respeito à da saúde do animal em si. Por se tratar de uma atividade física, ela melhora o seu condicionamento físico e diminui o risco de doenças e problemas gerados pelo sedentarismo, como o sobrepeso.

O esporte é garantia de saúde e bem estar ao cachorro.

Além disso, ao se exercitar, o cão libera hormônios ligados a sensação de bem estar, deste modo, ele passa a sofrer menos com o estresse e a ansiedade, dois problemas que costumam atingir cachorros que ficam muito tempo sozinhos.

Lembrando que o agility não é recomendado para animais com menos de um ano de vida, pois até esta faixa etária eles ainda não estão com suas articulações e cartilagens totalmente formadas. Do contrário, você não precisa se preocupar; é só abraçar a ideia e garantir ao seu companheiro momentos de enorme prazer e alegria.

Top