Agendamento Biométrico Online - Como Fazer agendamento

Agendamento Biométrico Online Bee1Biometria – Como Fazer agendamento

A biometria passou a ser fundamental em várias situações para garantir uma maior segurança nas informações e dados dos brasileiros. Sendo inserida cada vez…

Por bety em 15/05/2020

A biometria passou a ser fundamental em várias situações para garantir uma maior segurança nas informações e dados dos brasileiros. Sendo inserida cada vez mais em nossa vida através da tecnologia, como por exemplo nos celulares, a biometria também passou a ser fundamental para os eleitores poderem votar. Todos que possuem título de eleitor devem cadastrar a sua biometria para que possam votar nas próximas eleições.

O intuito é garantir uma maior segurança no voto de todos os brasileiros. Apesar de ser uma novidade que já vem sendo falada há algum tempo, muitos cidadãos ainda não fizeram a sua biometria e buscam por alternativas para obter o atendimento. Mesmo em um momento de pandemia, os interessados podem buscar obter informações sobre o serviço em seu município.

Como funciona o cadastro biométrico

A biometria, quando relacionada à justiça eleitoral brasileira, também pode ser chamada de cadastro biométrico. Consiste na coleta e inclusão das impressões digitais dos cidadãos no seu cadastro, com o objetivo principal de evitar que outras pessoas se passem por você.

A biometria passou a ser exigida no título de eleitor recentemente, a fim de evitar fraudes e permitir uma votação mais segura no país inteiro. Quem recém vai tirar o seu título de eleitor, já vem com a biometria. No entanto, quem tem o documento a mais tempo, deverá efetuar o cadastro biométrico no cartório eleitoral de seu município.

O que acontece se o eleitor não faz a biometria

O cadastro biométrico está acontecendo em todo o país, mas em algumas regiões até um certo tempo atrás, não era obrigatório. Atualmente, ele é obrigatório, mas o cadastro ainda está acontecendo para atender à população que perdeu o prazo anterior.

Caso você perca o prazo para efetuar o cadastro biométrico em sua cidade e ele for obrigatório, há grandes chances do seu título de eleitor ser cancelado. É preciso descobrir se em sua cidade a biometria já é obrigatória ou não, para assim ficar mais tranquilo. Caso o recadastramento ainda esteja disponível, vá o quanto antes para não perder o seu título.

Se o seu título de eleitor acabar sendo cancelado, você não poderá emitir documentos como passaporte e carteira de identidade. Também é afetado o cidadão que possui um emprego público, ficando sem acesso ao seu salário. Para voltar à normalidade, será preciso regularizar a sua situação perante à Justiça Eleitoral.

Documentos para Agendamento Biométrico Online

Quem ainda não fez o seu cadastro biométrico, deve buscar todas as informações disponíveis para poder obter o serviço de modo eficaz. Para obter a biometria, no dia do atendimento, o cidadão deverá ter em mãos alguns documentos pessoais.

Todos que desejam fazer o cadastro biométrico devem apresentar um documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH), um comprovante de residência atual e o título de eleitor, se a pessoa já o tiver. No caso de homens que estejam pedindo o documento pela primeira vez (dos 18 aos 45 anos), é preciso também apresentar o documento de quitação militar.

Agendamento online para a biometria

O cadastro biométrico deve ser feito na unidade do cartório eleitoral da sua cidade, mas é preciso tomar cuidado pois em algumas unidades é exigido o agendamento prévio pela internet. O mais indicado é o eleitor buscar pelo portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado, ir na seção destinada aos eleitores e optar pelo agendamento de atendimento.

Devido à pandemia, esse serviço pode estar temporariamente suspenso. No entanto, quando tudo normalizar, será possível iniciar o seu agendamento. O portal solicita que você coloque seus dados pessoais, escolha a cidade e a unidade, informe o tipo de atendimento que está buscando (cadastro biométrico) e escolha o dia e horário para o seu atendimento.

Em seguida, você só precisa comparecer no cartório eleitoral no dia e horário marcado, com seus documentos em mãos, para receber o atendimento e poder efetuar o cadastro biométrico. Não muda absolutamente nada no seu documento, somente no seu cadastro. No dia de votação, é solicitado que você coloque sua impressão digital no sensor disponibilizado.

Por que fazer o cadastro biométrico

O cadastro biométrico está sendo implementado em todo o país e é importante para garantir uma maior segurança a todos os eleitores. A principal vantagem é poder confirmar sua identidade por meio da sua impressão digital, garantindo assim que nenhuma pessoa tente se passar por você.

Sendo assim, a biometria oferece uma segurança adicional no momento da votação.

Biometria pelo Brasil

A Justiça Eleitoral brasileira, em seu portal, dedica uma página somente para a biometria que serve para sanar as principais dúvidas dos cidadãos sobre esse cadastro e sobre a biometria em si em todo o país. Há um mapa que permite conferir quais regiões já estão 100% biometrizadas e em quais está rolando o recadastramento.

Em todo o país, de 150 milhões de eleitores, cerca de 120 milhões já fizeram o cadastro biométrico. Isso inclui também os eleitores que estão morando atualmente no exterior. Ao clicar pelo seu estado no mapa, você pode ser redirecionado para a página de agendar atendimento, descobrindo assim se o cadastro é obrigatório ou não em sua cidade.

Como saber se a biometria é obrigatória na minha cidade

Uma das maneiras de descobrir se o cadastro biométrico é obrigatório em sua cidade é acessando o site por onde a Justiça Eleitoral disponibiliza o mapa com as informações das regiões. Você pode acessar diretamente o link http://www.justicaeleitoral.jus.br/biometria/,  clicar no seu estado e conferir se a biometria já é obrigatória ou ainda não.

Outra opção é acessar o site através deste link aqui,  onde permite o acompanhamento das revisões eleitorais que estão acontecendo em todo o país. O serviço de revisão biométrica consiste em cancelar os títulos dos eleitores que não efetuaram o cadastro biométrico, realizando como uma comprovação de vida e identidade do indivíduo. Todos os eleitores serão recadastrados, por isso é fundamental fazer a sua biometria dentro do prazo que for estipulado pelo cartório eleitoral presente em seu município.

Top