Cartório Eleitoral – Informações

Cartório Eleitoral – Informações

O Cartório Eleitoral é uma unidade muito importante em todos os municípios e que desempenha um papel fundamental na vida dos cidadãos, disponibilizando uma…

Por bety em 07/05/2020

O Cartório Eleitoral é uma unidade muito importante em todos os municípios e que desempenha um papel fundamental na vida dos cidadãos, disponibilizando uma série de serviços e também tendo atividades voltadas aos partidos e políticos do município. Todo cidadão deve estar ciente da importância do cartório eleitoral, quando procura-lo, o que ele oferece e muito mais.

É no cartório eleitoral, por exemplo, que o cidadão pode solicitar e emitir o título de eleitor, sendo esse documento essencial não somente para votar, mas para participar de concursos públicos e em outras situações. Confira, a seguir, mais informações sobre o cartório eleitoral.

Conheça o Cartório Eleitoral

O cartório eleitoral se delimita às regiões dos estados, sendo responsável por gerenciar os eleitores de seu município. Se tratam de unidades administrativas que disponibilizam serviços jurídicos e documentais para o Tribunal Regional Eleitoral, mais conhecido como TRE. O cidadão pode procurar o cartório eleitoral de sua cidade quando precisar regularizar a situação de sua inscrição, para atualizar o seu título de eleitor e muito mais.

Os cartórios eleitorais atuam principalmente prestando serviços aos eleitores, no entanto, suas atividades também englobam a administração dos documentos dos partidos políticos e de todos que os representam. No caso dos eleitores, o pré-atendimento do cartório eleitoral pode ser feito através do site do TRE, agendando por fim um atendimento presencial para finalizar o seu serviço.

Quando o cidadão tem consciência sobre os serviços que pode encontrar no cartório eleitoral, fica mais fácil resolver algum problema, até mesmo pela internet. Por isso, vá atrás de mais informações sobre o cartório de seu município.

Serviços que o cidadão encontra no Cartório Eleitoral

O cartório eleitoral de seu município disponibiliza uma série de serviços para todos os eleitores, mas nem todos estão cientes dessa variedade e de como podem buscar a ajuda da unidade. Muitos desses serviços ainda possibilitam dar a entrada pela internet, diretamente de sua casa.

De forma principal, o cartório eleitoral fornece o título de eleitor, a validação de documentos e informa o local de votação para os cidadãos. Também disponibiliza a consulta de quitação eleitoral, situação eleitoral e quitação de multas. Além disso, o cartório eleitoral de seu município pode oferecer serviços como: recadastramento de biometria, atualização de dados em caso de mudança de nome, 2ª via do título de eleitor, emissão da certidão de quitação de dívida eleitoral, obter a quitação da dívida eleitoral, realizar a transferência da residência eleitoral, entre outros.

Alguns desses serviços, você pode iniciar o atendimento online pelo site do TRE. No entanto, é necessário agendar o atendimento presencial na unidade para que o seu serviço possa ser concluído.

Funcionamento e atendimento do Cartório Eleitoral

As unidades administrativas conhecidas como cartórios eleitorais podem ser encontrados no país inteiro, podendo ter uma unidade para cada município. O mais comum é cada unidade funcionar em horário comercial, mas pode sofrer alguma variação de acordo com a região.

O funcionamento pode ser de manhã e à tarde, das 8h às 12h e das 13h30 às 18h, de segunda a sexta. No entanto, nos meses anteriores às eleições, os horários podem variar bastante, por isso fique de olho. No site do TRE de sua região, é possível conferir de forma exata o horário de funcionamento do cartório eleitoral da sua cidade.

Para determinados serviços, o cartório eleitoral pode exigir agendamento prévio ou até mesmo apenas oferecer o atendimento em horários específicos.

Como agendar atendimento no Cartório Eleitoral

Se você precisar de algum serviço do cartório eleitoral, pode agendar o seu atendimento pela internet, escolhendo um dia e horário adequado para resolver o problema. Isso pode ser feito buscando pelo site do TRE do seu estado. No site, deverá ter a opção de agendamento de atendimento.

No momento da pandemia, o agendamento online está suspenso, mas quando as coisas voltarem ao normal, será possível usufruir desse serviço. Você deverá informar os seus principais dados pessoais como nome completo, CPF e data de nascimento, além de escolher a unidade do cartório de sua cidade. Será permitido também escolher o dia e horário do seu atendimento, conforme a disponibilidade da unidade.

Com o agendamento realizado, você só precisa comparecer no dia marcado.

Título de Eleitor: o que é e para que serve

O título de eleitor é o documento que dá ao cidadão o direito de votar. Esse documento atua comprovando o vínculo do cidadão com a justiça eleitoral. O documento possui o nome completo do cidadão, sua data de nascimento, zona eleitora, número de inscrição, município em que deve votar, data de emissão e outros dados.

Ele é um documento obrigatório para todos os brasileiros natos ou naturalizados a partir dos 18 anos. Além de poder ser usado para votar, é fundamental para concursos públicos, alistamento militar, emitir o passaporte, para efetuar matrícula em instituições federais e para diversas situações.

Como tirar o seu Título de Eleitor

O título de eleitor é um documento gratuito e que pode ser solicitado pelo cidadão assim que o mesmo completar 16 anos (opcional), sendo obrigatório a partir dos 18 anos. Em ano de eleição, a recomendação é que o documento seja solicitado com 151 dias de antecedência.

A solicitação deve ser feita presencialmente no cartório eleitoral de seu município, devendo ter os seguintes documentos em mãos:

  • RG;
  • Carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento;
  • Comprovante de residência e o certificado militar no caso de homens.

O mesmo procedimento é indicado para obter a 2ª via do documento.

Quem já tirou o seu título de eleitor há mais tempo, deverá ir até o cartório eleitoral para atualizar o seu documento com a nova biometria. Isso deve ser feito o quanto antes para as próximas eleições.

Agora que você já conhece mais sobre o cartório eleitoral, poderá ir até a unidade para obter todos os serviços desejados e assim resolver a situação do seu documento para poder votar e continuar utilizando o seu título de eleitor. Para tirar outras dúvidas, não deixe de acessar o site do TRE do seu estado.

Top