Onde Comprar Tintas Automotivas

O assunto em pauta é onde comprar tintas automotivas, mas primeiramente gostaria de esclarecer algumas duvidas que possam surgir na cabeça de alguns leitores…

Por Redacao em 05/07/2011

O assunto em pauta é onde comprar tintas automotivas, mas primeiramente gostaria de esclarecer algumas duvidas que possam surgir na cabeça de alguns leitores (a) quanto a tinta automotiva.

As tintas automotivas são aquelas, como o nome diz, para pintar automóveis, e não modelos de carros, como pensam alguns, geralmente são vendidas em grandes quantidades, essas tintas, a princípio, só deveriam ser vendidas para funilarias.

Existem basicamente três tipos de tintas automotivas, as tintas de poliéster, tintas a base de laca de Duco e tintas acrílicas. As tintas de poliéster são indicadas para pinturas coloridas e brilhantes. As tintas Duco, formam uma camada meio que plástica e possuem vários tons, praticamente todas as cores estão nessa segunda categoria. As tintas acrílicas devem ser diluídas em verniz acrílico e não atacam pinturas metálicas ou transparências.

Além disso, existe um terceiro material que é chamado de primer, ele ajuda a aderir à tinta no plástico, uma vez que ela foi feita para aderir em metal e necessita de um fixador para grudar em outras superfícies. As tintas duco atacam o plástico, por isso, o uso de primer não é só recomendado, como obrigatório. Outra opção para se aderir tinta no plástico são os chamados promotores de aderência, um composto feito exclusivamente para esta função, servindo como base ou podendo ser usado antes do tradicional fundo aquele de cor de cor cinzenta que podemos ver em algumas funilarias antes da pintura final do carro.

A diluição da tinta depende do fabricante que a vende, pois alguns as vendem já com um pouco de solvente, de modo que a quantidade necessária é menor, outros as vendem quase in-natura, parecendo uma pasta grossa, de modo que é necessário muito mais solvente. De qualquer maneira, a quantidade de solvente é bem maior que nas tintas próprias para o plastimodelismo. Em geral deve ser 1 parte de solvente para 1 de tinta em caso de tinta mais rala e até 3 de solvente para 1 de tinta, em caso de tintas mais grossas.

Para dissolver as tintas automotivas, recomenda-se usar o diluente apropriado, normalmente recomendado para o tipo de tinta a ser usada. Costuma-se usar o Thinner, que é um solvente destinado principalmente à limpeza dos materiais de pintura como diluente, o que merece uma atenção um pouco maior. Tintas acrílicas só devem ser dissolvidas em verniz acrílico, caso contrário, pode ocorrer o queimado da cor, ou decantação do pigmento no fundo.

Outra vantagem da tinta automotiva é que sendo feita para automóveis, pode-se usar cera de carro para dar polimento e brilho, usando a mesma técnica recomendada na embalagem da cera.

Lugares que você pode encontrar para comprar essa tinta automotiva:

*você pode encontrar casas de tintas especializadas;

Sites na internet:

www.osmartintas.com.br

www.germanofunilaria.com.br

www.jktintas.com.br

Existem muitas empresas na internet que fornecem catalogo de cores de tinta automotivas, algumas enviam as cartelas de cores gratuitamente pelos correios e quem se cadastra no site recebe via internet o simulador de cores de tinta automotivas.

Entre nesse link: http://www.internetnoticia.com/catalogo-de-cores-de-tintas-automotivas.html e confira algumas dicas para quem esta planejando pintar seu carro.

Top