quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - 29/09/2022 18:26:52
MundodasTribos

As agências de fomento são instituições do governo que servem para fornecer subsídios financeiros a micro, pequenas e médias empresas. Elas também podem fornecer linhas de crédito a  projetos municipais, desde que sejam voltados aos interesses do cidadão. 

Além desses financiamentos, as agências de fomento também podem apoiar profissionais liberais e setores do agronegócio, indústria, tecnologia, comércio e turismo. O atrativo nesse segmento está nas possibilidades de quitar financiamentos pendentes.

O que este artigo aborda:

O que são as agências de fomento?

As agências de fomento atuam no financiamento a projetos ou empresas que estejam precisando de apoio financeiro como capital de giro ou capital fixo. Elas podem fornecer suporte financeiro também a municípios que apresentem projetos que sejam para atender em alguma demanda, a população da região.

O que são a agências de fomento

Fonte/Reprodução: original

Os possíveis beneficiários dessas agências são projetos que apostam na infraestrutura, microempresas, pequenas e médias empresas, agricultura familiar, profissionais liberais, indústria, comércio, turismo e informática. Sendo o Banco Central o responsável em supervisionar as atividades.

Para que servem as agências de fomento?

As agências de fomento contribuem com aporte financeiro, para que seus tomadores possam se desenvolver, assim afeta positivamente a economia da região onde se encontra. Afinal, se a instituição  estiver funcionando irá movimentar as rodas da economia local: gerando novos empregos, fortalecendo a economia e aumentando a circulação de recursos.

E quando se trata de financiar aportes para as empresas de pequeno e médio porte, a chance dela progredir é maior, já que muitas não conseguem passar do seu 5º ano de empreendedorismo, por falta de recursos adequados para garantir sua consolidação no mercado. 

Como funcionam as agências de fomento?

As agências de fomento têm seu registro como sendo sociedades anônimas de capital fechado, conforme legislação. 

Como funcionam as agências de fomento

Fonte/Reprodução: original

Como abordado anteriormente, além de oferecer linhas de crédito, as agências de fomento podem incentivar projetos de municípios, desde que estes estejam voltados para benefício da população. Para formalização é necessário que o termo agência de fomento esteja presente no nome social da instituição.

A garantia para receber os aportes são  pelos, bens, imóveis e seguros. Os juros cobrados são inferiores ao de um banco convencional e os prazos de parcelamento podem ser num período de 10 anos.

Quais as agências de fomento no Brasil?

Encontramos agências de fomento nas cinco regiões do país, cada uma subsidia alguns itens, o SEBRAE e o BNDES entram como agências participantes a gerar fomento.

Como entrar em contato com as agências de fomento?

Para entrar em contato com as agências de fomento é necessário verificar quais estão presentes em sua região:

Região Norte:

  • Agência de Fomento do Amapá: capital de giro, projetos de sustentabilidade, microcrédito.
  • Agência de Fomento do Estado do Amazonas S.A.: capital de giro, projetos de sustentabilidade, microcrédito.
  • Banco da Amazônia: capital de giro.
  • Banco do Estado do Pará S.A.: agro, capital de giro, projetos de sustentabilidade e inovação.
  • Agência de Fomento do Estado do Tocantins S.A.: capital de giro, projetos de sustentabilidade.

Região Nordeste:

  • Agência de Fomento de Alagoas S.A.: capital de giro, financiamento para inovação, microcrédito.
  • Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A.: capital de giro, inovação.
  • Agência de empreendedorismo de Pernambuco: financiamento para micro, pequenas e médias empresas, microcrédito, mão de obra e serviços.
  • Agência de Fomento do Estado do Rio Grande do Norte S.A.: capital de giro, projetos de sustentabilidade, microcrédito.
  • Banco do Nordeste S.A.:  capital de giro, projetos de sustentabilidade e inovação.

Região Centro-Oeste:

  • Banco de Brasília: capital de giro, microcrédito, setor rural.
  • Agência de Fomento do Estado de Goiás S.A.: capital de giro, energia solar,  financiamento para inovação, máquinas e equipamentos, setor rural, tecnologia e turismo.
  • Agência de Fomento do Estado do Mato Grosso S.A.: comercial, industrial, mão de obra e serviços, energia solar, desenvolvimento de novos  produtos.

Região Sul:

  • Agência de Fomento do Estado do Paraná S.A.: agronegócio, capital de giro,  mão de obra e serviços,  máquinas e equipamentos, microcrédito.
  • Agência de Fomento do Estado do Rio Grande do Sul: capital de giro, projetos de sustentabilidade.
  • Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul S.A.: capital de giro.

Região Sudeste:

  • Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S.A.: capital de giro, projetos de sustentabilidade.
  • Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S.A.:  capital de giro, projetos de sustentabilidade, exportação, inovação, máquinas e equipamentos.
  • Agência de Fomento Paulista: aquisição de maquinário, projetos de sustentabilidade, financiamento para inovação e exportação
  • Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), sediado no Rio de Janeiro:  capital de giro, projetos de sustentabilidade, microcrédito e inovação.
  • Agência Estadual de Fomento, sediado no Rio de Janeiro: capital de giro,  projetos de sustentabilidade, crédito simplificado (teto 300.000,00), crescimento e expansão, franquias e inovação.
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): capital de giro.

Agora que você sabe mais sobre a função das agências de fomento e como elas ajudam não só os micro-empreendedores ou profissionais liberais. Basta verificar em sua cidade se seu negócio se encaixa em alguma categoria e solicitar o auxílio de uma agência de fomento, para que sua empresa cresça ainda mais.

O conteúdo "O que são as agências de fomento?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Economia em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Dicas para limpar seu nome

Dicas para limpar seu nome

10 dicas para você economizar na conta de telefone

10 dicas para você economizar na conta de telefone

As melhores empresas para revender joias em 2016

As melhores empresas para revender joias em 2016

Tarifas de serviços do Banco do Brasil

Tarifas de serviços do Banco do Brasil

Empréstimos para Empresas Novas ou Iniciantes

Empréstimos para Empresas Novas ou Iniciantes

Como pedir o Auxílio Maternidade pelo site do MEU INSS

Como pedir o Auxílio Maternidade pelo site do MEU INSS