Aditamento Fies – Como fazer? Prazo para renovação 1° e 2° semestre

O aditamento Fies (Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior) é uma renovação do contrato de financiamento obrigatória que deve ser feita duas vezes…

O aditamento Fies (Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior) é uma renovação do contrato de financiamento obrigatória que deve ser feita duas vezes ao ano para os participantes do programa, sempre ao final dos semestres.

Os prazos para o aditamento do primeiro semestre e segundo semestre são anualmente divulgados pelo Ministério da Educação. O procedimento pode ser feito da forma simplificada (pela internet, no site oficial) ou não simplificada (presencialmente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino qual o estudante está matriculado.

Veja abaixo como fazer:

Veja também: Renovação do FIES: Prazos, Informações

Aditamento Fies. (Foto: Ilustrativa)

Veja também: Renovação do FIES: Prazos, Informações

Aditamento Fies – Como fazer?

Se você precisa fazer a alteração de dados do cadastro como renegociação da valores, mudança de endereço, número telefônico ou mudanças de curso ou turno será preciso fazer o aditamento não simplificado.

Já para quem não precisa alterar as informações pessoais, somente as normais de aulas, carga horária e mensalidade, bastará realizar o procedimento por meio do sistema informatizado do SisFIES, o chamado aditamento simplificado. 

Os aditamentos realizados no sistema simplificado não sofrem alterações, nem nos valores nem nas informações do contrato, o aluno só precisa atualizar os dados pessoais e os valores das semestralidades.

Aditamento Simplificado

O Aditamento Fies Simplificado acontece quando não há nenhum tipo de alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. O aluno terá 20 dias após ter realizado a solicitação junto a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento).

O aluno deverá informar o seu CPF e a senha em seguida deverá também confirmar os dados no sistema, caso estejam corretos. O aluno deverá se dirigir até a CPSA para poder fazer a retirada do DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) que deverá estar assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão. Veja abaixo como fazer:

  1. Acesse o site informatizado do Fies (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal);
  2. Faça o login informando o CPF e senha do sistema (a mesma senha usada no ENEM – exame nacional do ensino médio);
  3. Clique em “Entrar”;aditamento fies simplificado
  4. Será aberturo uma página com espaços para o preenchimento das informações pessoas. Complete-as conforme solicitado;
    aditamento fies como fazer
  5. Aparecerá algumas perguntas. Responda somente com SIM ou NÃO. Entre elas estarão perguntas sobre o valor da mensalidade, turno em que está matriculado, carga horária e a quantidade de semestre concluídos. Caso as informações estejam corretas clique em “Finalizar Aditamento”;
    confirmar aditamento
  6. Já se precisar alterá-las clique em “Não” e depois em “Rejeitar aditamento”

Depois é só dirigir-se até o agente financeiro portando os documentos e o fiador, no caso de menor de idade deverá também levar o seu representante para que possa formalizar as atualizações em 10 dias úteis.

Quem chegou até o passo final e descobriu que precisará alterar informações precisará realizar o aditamento não simplificado, de acordo com o passo a passo descrito abaixo.

Aditamento não simplificado

Se o SisFies mostrar indicar que o aditamento não é simplificado por conta da necessidade de alteração de dados, então será necessário comparecer a CPSA para assinar o documento de matrícula e realizar a renovação do contrato de financiamento. Fique atento à documentação necessária!

Documentação necessária para renovação presencial

  • Cópia original do documento de identidade;
  • Cópia e documento original do comprovante de residência;
  • Original e cópia do último aditamento (contrato);
  • Comprovante de CPF;
  • Cópia do termo de contrato de bolsa na universidade (se houver);

Se for necessário comparecer ao banco, o fiador deverá ir junto e levar consigo comprovante de identificação com foto, comprovante de CPF, comprovante de residência e cópia do comprovante de rendimentos em caso de necessidade de alteração de renda ou renegociação dos termos do contrato de financiamento.

Prazo para o Fies Aditamento

O Aditamento pode ser feito do mês de janeiro até o mês de abril para o primeiro semestre e de julho a outubro para o segundo semestre do ano. A cada três meses o estudante deverá efetuar o pagamento dos juros do Fies. Os prazos são atualizados anualmente pelo Ministério da Educação.

O valor do boleto que o aluno deverá receber em casa pelo correio é no valor de R$ 150,00.  Caso o aluno não receba, poderá emitir a segunda via do mesmo no site tendo em mãos o número do CPF ou o do contrato em vigência. O processo é realizado de forma simples e rápida.

Perdi o prazo do aditamento fies e agora?

Entre em contato com a CPSA da sua universidade, leve a documentação necessária e comunique. Atrasos  na renovação do contato pode levar a perda do benefício do estudante que está matriculado.

Leia mais: Como fazer inscrição no FIES

Você que deseja fazer o Financiamento Estudantil deverá ficar atento as datas para que possa apresentar a documentação dentro do prazo estabelecido junto a uma unidade de ensino ou a uma agência da Caixa Econômica Federal. Também fique de olho no calendário de Aditamento Fies da instituição de ensino superior. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.





Este artigo possui 1 comentário

  1. Como se inscrever no Fies Passo a Passo
    Publicado em 27/07/2018 às 1:45 PM [+]

    […] Leia mais: Aditamento FIES […]


Top