Absorvente íntimo: cuidados ao usar

O absorvente íntimo é um produto bastante prático, capaz de promover muito mais conforto e segurança para as mulheres durante os dias de fluxo…

O absorvente íntimo é um produto bastante prático, capaz de promover muito mais conforto e segurança para as mulheres durante os dias de fluxo menstrual. Atualmente não há quem deixe de usar esse acessório, que revolucionou a maneira de lidar com os períodos menstruais e a higiene feminina.

Os absorventes facilitam a vida das mulheres. (Foto: divulgação)

Apesar de ser tão popular, algumas pessoas acabam se esquecendo de regras que devem ser seguidas para não prejudicar a saúde e prevenir complicações. Saiba mais sobre o assunto e conheça os cuidados que devem ser tomados ao usar absorvente íntimo.

Absorvente adequado para o tipo de fluxo

Existe uma grande variabilidade nas características do fluxo menstrual de uma mulher para outra e, em algumas situações, é possível notar diferenças significativas entre os ciclos de uma mesma pessoa.

O ideal seria que a mulher tivesse vários tipos de absorventes , reservando os maiores para os primeiros dias de menstruação e para as noites, quando a quantidade de secreção é maior; um de tamanho menor para os últimos dias de fluxo e os modelos com abas para quando for sair.

Quantidade ideal de trocas

Apesar de muito se falar sobre o assunto, a quantidade ideal de troca de absorventes pode variar muito de uma mulher para outra. De acordo com os especialistas, o mais aconselhado é substituir o produto pelo menos 3 vezes no decorrer do dia. É muito importante nunca deixar que o absorvente fique úmido.

É preciso ficar atenta na quantidade de trocas do absorvente. (Foto: divulgação)

Cuidado com os absorventes diários

Com a evolução dos produtos para higiene íntima feminina surgiram os mini absorventes diários, que são usados nos períodos que antecedem ou precedem a menstruação como forma de evitar as desagradáveis manchas na calcinha. É importante ressaltar que a mulher possui uma secreção fisiológica, que ajuda a equilibrar o pH vaginal e assim prevenir a colonização da região por agente causadores de doença. O problema de usar diariamente os mini absorventes é que esse produto á capaz de alterar o pH vaginal, aumentado o risco de infecções.

Leia Também:  Pacotes de viagens para São Luis, CVC 2012-2013

Risco de alergias

Não é incomum a ocorrência de processos alérgicos resultantes do uso de absorventes íntimos. Uma maneira simples de prevenir esse tipo de problema é evitar o uso de produtos perfumados. Outra recomendação importante é dar preferência aos absorventes confeccionados com celulose, uma fibra natural que diminui o risco de alergias.

Quando usar absorventes internos

É muito importante saber como usar o absorvente interno, dando preferência para esse tipo de produto apenas em ocasiões especiais, como a necessidade de usar uma roupa mais justa ao corpo ou usar roupa de banho. É fundamental ressaltar que esse tipo de produto não deve ser usado diariamente e muito menos no decorrer de longos períodos. As trocas devem ser mais frequentes do que com os absorventes comuns.

É importante saber quando usar os absorventes internos. (Foto: divulgação)

O absorvente íntimo é bastante prático e facilita a vida das mulheres durante os períodos menstruais. Apesar de esses produtos serem bastante populares, algumas pessoas podem acabar se esquecendo de algumas regras que devem ser seguidas para garantir mais saúde e prevenir complicações.

Top