Conheça os principais exames para avaliar a saúde

PUBLICIDADE

Quando diagnosticadas logo no início, determinadas doenças mais graves podem ser melhor tratadas, dando ao paciente a oportunidade de viver mais e melhor. Daí vem a importância de se conhecer os principais exames para avaliar a saúde.

Fazer alguns exames anualmente pode ajudar a detectar várias doenças (Foto: Divulgação)

Assim como uma boa alimentação e a opção por hábitos saudáveis, outros cuidados com a saúde também exercem um papel fundamental no aumento da longevidade, colaborando bastante para que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida.

Entre esses cuidados, estão os exames anuais, solicitados pelos médicos, para avaliar a saúde do paciente em vários aspectos, ou seja, para fazer o check-up anual, também é preciso ir ao médico com regularidade.

PUBLICIDADE

Dicas para levar uma vida mais saudável

Conheça os tipos e tratamentos para TPM

Conheça os principais exames para avaliar a saúde

A mamografia é um dos exames primordiais para as mulheres (Foto: Divulgação)

Os principais exames para avaliar a saúde, geralmente solicitados pelos médicos, são os seguintes:

– Exame de colesterol e triglicérides: checa as taxas de colesterol e triglicerídeos, sendo útil para a prevenção do infarto.

– Exame de glicemia em jejum: verifica a taxa de açúcar no sangue e pode diagnosticar portadores de diabetes.

– Eletrocardiograma: avalia a parte elétrica do coração, podendo fornecer pistas sobre o seu formato e algumas doenças.

PUBLICIDADE

– Mamografia: estuda o tecido mamário, tendo o objetivo de identificar nódulos, mesmo que eles ainda não estejam palpáveis.

– Papanicolau: realizado nas mulheres, independentemente de vida sexual ativa ou não, com a finalidade de prevenir câncer do colo do útero.

– Controle da tireoide: pode incluir os exames de dosagem dos hormônios tireoidianos (TSH, T3 e T4), biópsia, ultrassom e cintilografia, para identificar distúrbios da tireoide.

– Densitometria óssea: mede a densidade mineral óssea, com o objetivo de diagnosticar a osteoporose e outras doenças que possam atingir os ossos.

Eles também são importantes

O eletrocardiograma é outro exame básico e muito importante (Foto: Divulgação)

Outros exames de saúde que são muito importantes e grandes aliados dos médicos na detecção de doenças são o PSA (livre e total), para identificar câncer de próstata; o MAPA, que mede a pressão arterial por um período de 24 horas; e o teste ergométrico, que pode ser feito em esteira ou bicicleta, e rastreia alterações do ritmo cardíaco perante o esforço físico.

O ecodopplercardiograma, uma espécie de ultrassom do coração, que permite analisar mais detalhadamente o coração e o seu funcionamento, e o autoexame de pele, método simples de identificar precocemente o câncer de pele, são outros exames muito importantes para a saúde de qualquer pessoa.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.