Como prevenir irritações de pele

PUBLICIDADE

Enquanto se barbear ou raspar os pelos das pernas deixa a pele de algumas pessoas super macias e sedosas, outras não têm tanta sorte e acabam sofrendo com a hipersensibilidade da pele, que pode chegar a apresentar marcas bem visíveis e nada agradáveis.

Confira dicas que ajudam a manter a pele bela e llivre de pelos encravados e outros problemas. (Foto: divulgação)

O resultado é um verdadeiro estrago no visual, que, para os homens, culmina em um rosto cheio de caroços, enquanto para as mulheres os dias de sol perdem a graça e as pernas acabam sendo cobertas por calças. Veja algumas dicas de como acabar com esse tipo de problema e saiba como prevenir irritações de pele.

Dicas para prevenir irritação na pele

Seguindo algumas recomendações simples é possível evitar os danos causados pela lâmina, garantindo uma pele com aparência muito mais saudável.

PUBLICIDADE
  • Retire os pelos debaixo da água morna

Uma medida bastante eficiente para evitar a irritação da pele é tomar um bom banho morno imediatamente antes de fazer a barba ou depilar as pernas, mas o ideal é que a remoção dos pelos seja feita debaixo do chuveiro. A dica é deixar a água em alta temperatura entrar em contato direto com a região que será depilada. Depois de vários minutos de exposição, será possível perceber que os pelos da região se tornarão amolecidos, e esse será o momento de iniciar o processo. Essa dica também é ótima na prevenção de pelos encravados.

  • Utilizando a lâmina corretamente

Existem vários tipos de depilação, mas a por lâmina ainda é a mais comum. É preciso seguir algumas recomendações para garantir o sucesso do processo. O primeiro passo é usar o barbeador sempre o seguindo o sentido do pelo, e nunca seguindo o sentido contrário. É possível passar a lâmina mais de uma vez na mesma região, mas é necessário nunca empurrar com força ou apertar o aparelho.

Para evitar foliculite a dica é seguir o sentido dos pelos. (Foto: divulgação)
  • Preferência pelos aparelhos de lâmina única

Quem tem tendência a desenvolver foliculite deve dar preferência aos aparelhos que apresentam uma única lâmina, para que o corto do fio não fique tão abaixo da abertura do folículo podem facilmente resultar em pelos encravados.

  • Utilize um bom creme para a ocasião

Fazer a barba ou raspar a perna utilizando apenas o sabonete para fazer a lâmina deslizar, não é a melhor medida. Vale a pena investir em uma boa espuma para barbear, que além de conter produtos que evitam as reações alérgicas, ainda ajudam a amolecer os pelos, facilitando o barbeado.

  • Manutenção do aparelho de depilação com lâmina

Para garantir um resultado mais satisfatório, a dica é lavar o aparelho após cada passagem sobre a pele. Quando a lâmina não esta deslizando adequadamente sobre a pele, é um indicativo de que o aparelho deve ser substituído.

  • Gel calmante

Antes e depois da depilação, o uso de gel calmante é uma boa dica para quem quer garantir uma pele mais protegida e menos sensível. Por isso vale a pena investir na aquisição desse tipo de produto, especialmente os recomendados para peles sensíveis.

PUBLICIDADE
Para evitar foliculite a dica é seguir o sentido dos pelos. (Foto: divulgação)

A depilação com lâmina, seja em regiões de barba ou até mesmo na depilação das pernas, é um processo bastante complicado para algumas pessoas, que sofrem de problemas como os pelos encravados, foliculite e hipersensibilidade local. A dica para evitar esses contratempos é seguir as recomendações e procurar um dermatologista, caso o quadro persista.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.