Maquiagem Punk – Passo a Passo

O estilo de vida Punk surgiu nos anos 1970, causando uma revolução na música, na poesia, nas artes e também na moda. Podemos dizer…

Por Redacao em 12/06/2011

O estilo de vida Punk surgiu nos anos 1970, causando uma revolução na música, na poesia, nas artes e também na moda. Podemos dizer que o movimento punk foi uma reação ao pacifismo hippie e traz consigo toda uma ideologia e uma forma de viver. Alguns traços característicos dos jovens punks que eram facilmente notados estavam nos cabelos, em estilo moicano (com as laterais raspadas na máquina zero) e coloridos. Calças jeans rasgadas, jaquetas de couro com rebite, coturnos, piercings e correntes também são característicos e ajudam a completar um visual que denuncia um estilo contrastante e uma personalidade rebelde. Muitos homens também adotaram acessórios da maquiagem, como o lápis de olho, como forma de enfrentar a sociedade. Dentro do punk existem diversos subgêneros e entre eles a identidade visual varia muito. Vamos falar um pouco de maquiagens mais comumente associadas ao estilo punk.

Para fazer uma maquiagem punk você começa da mesma forma que para fazer outros tipos de maquiagem: limpe, tonifique e hidrate muito bem a sua pele. Em caso de pele oleosa, não abra mão do hidratante, mas opte por um com composição oil free, de preferência em gel. Use o corretivo para cobrir olheiras, manchas, espinhas e outras imperfeições que sua pele possa apresentar. Passe uma base para uniformizar o tom da pele, preparando para a maquiagem, e complete usando o pó facial. Se você quiser um efeito mais dramático, pode optar por usar esses produtos em uma tonalidade um pouco mais clara que a da sua pele. Mas fique muito atenta a aplicação para não deixar falhas.

A maquiagem punk pode ser tanto colorida, combinando com o restante do visual, quanto mais discreta, deixando o cabelo se destacar mais na produção final. A sombra colorida pode combinar com o cabelo ou com a roupa. Mas os olhos também podem ser completamente pretos, usando delineador e tornando o visual bem marcado. Os batons mais comuns são os vermelhos, vinhos bem escuros e pretos. Mas também é possível usar batons mais coloridos, como os roxos e azuis. As dicas para a aplicação dependem muito das cores e do estilo que você vai escolher, mas algumas dicas sempre são válidas: use uma sombra iluminadora logo abaixo das sobrancelhas, no caso de uma maquiagem degradê ou esfumada, mantenha as tonalidades iluminadoras e claras no canto interno dos olhos. Abuse do lápis e do rímel nessas produções. A combinação entre sombras pretas e vermelhas é bem usada, resultando em um visual interessante. Uma maneira de fazer isso é esfumando a sombra preta e aplicando a vermelha por cima, marcando o côncavo apenas na parte externa do olho. Essa combinação pode ser feita também com a sombra vermelha servindo de base. Uma opção de maquiagem mais leve inclui uma sombra metálica, que pode ser a prata, espalhada por toda a pálpebra e a sombra preta fazendo aquele acabamento no canto externo do olho, como um v deitado (<). Aqui está um vídeo tutorial de uma maquiagem punk mais leve, que combina com um visual mais monocromático.

Punk é um estilo que é construído com base em um comportamento social e um visual marcante. É muito difícil usar uma maquiagem punk sem adotar todo o visual. E o visual sem a atitude pode acabar ficando vazio. Mas se você tem influências punks, abuse dessas dicas e divirta-se.

 

Top