Armadilha caseira contra mosquito da dengue

PUBLICIDADE

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50 a 100 milhões de pessoas contraem dengue por ano em todos os continentes, exceto a Europa. Das vítimas, 550 mil são hospitalizadas e 20 mil acabam morrendo em virtude da doença.

O Aedes aegypti se prolifera principalmente no verão. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Dengue: como evitar

Os perigos da dengue

A dengue é uma enfermidade causada por um vírus, cujo principal vetor é o mosquito Aedes aegypti. A pessoa infectada pode apresentar diferentes sintomas, como febre alta, dores de cabeça, tontura, perda de apetite, náuseas e cansaço. Em seu estágio mais perigoso, conhecido como hemorrágico, a dengue causa vômitos persistentes, dores abdominais, perda de consciência e sangramentos.

PUBLICIDADE

A melhor forma de combater a dengue é através da prevenção. Por isso, as pessoas não devem criar condições para a sobrevivência e reprodução do mosquito transmissor. Recipientes com água parada se tornam verdadeiros criadouros deste inseto, então devem ser evitados.

Uma armadilha caseira contra mosquito da dengue. (Foto:Divulgação)

O Aedes aegypti vive de 1 a 2 meses e ao longo de sua vida é capaz de colocar 400 ovos. Ele costuma se desenvolver em áreas tropicais e subtropicais. Esta espécie de mosquito tem menos de um centímetro e é caracterizada pelas listras brancas pelo corpo.

Como fazer uma armadilha contra mosquito da dengue?

Existem várias formas de combater o Aedes aegypti, sendo que uma delas é a criação de uma armadilha caseira. Veja a seguir o passo a passo para montar uma mosqueteira:

1. Corte uma garrafa pet em duas partes;

2. Pegue a parte superior da garrafa e lixe o seu interior com uma lixa de madeira tipo 220. Isto deve ser feito até o plástico ficar fosco e áspero;

3. Remova o anel de lacre da garrafa sem danificar. Em seguida, corte um pedaço de microtule. O anel será usado para prender o tecido à boca do “funil”;

PUBLICIDADE

4. No fundo da base da garrafa, adicione água, sementes de alpiste e uma pelota de ração de gato. Esta mistura servirá de isca para os mosquitos;

5. Posicione o funil, com a boca para baixo, dentro da base da garrafa. Reforce o encaixe com fita isolante.

A armadilha em ação. (Foto:Divulgação)

6. A armadilha caseira contra mosquito da dengue funciona da seguinte forma: atraído pela isca, o Aedes aegypti coloca os seus ovos na garrafa. Em contato com a água, os ovos se rompem. As larvas famintas se alimentam do conteúdo depositado no fundo da garrafa. Quando atingem a fase adulta, os mosquitos são grandes demais para passar pelo microtule e sair do recipiente, por isso eles acabam morrendo afogados.

7. Para esvaziar a mosqueteira, é necessário depositar os resíduos na terra do jardim e depois lavar as peças com detergente.

Veja também: Sintomas da dengue

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.