Editorial MDT 09/09/2013 Bem Estar

Uma das características que mais marca a menopausa é a presença dos famosos fogachos. São os momentos de suor e calor exagerado que duram cerca de três minutos. Porém, não é somente esse sintoma que indica o fim da fertilidade feminina. Os distúrbios do sono também são muito comuns nesse período. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer com a insônia na menopausa.

A insônia é um problema muito comum na menopausa. (Foto: divulgação)

Insônia na menopausa

A qualidade do sono das mulheres pode ser prejudicada pela menopausa, já que ocorre uma diminuição na produção de estrogênio, provocando a insônia e o ronco, seguidos de quadros de depressão e ansiedade.

A insônia é classificada com a dificuldade para iniciar ou manter o sono. Isso faz com que as pessoas que sofrem com o problema no momento de dormir, se sentem mais cansadas, irritadas e ansiosas. Outros efeitos adversos gerados pela a insônia são a falta de concentração, diminuição da capacidade de memória, sonolência durante o dia e mal-estar.

O diagnóstico pode ser feito depois da constatação da insônia durante a noite e dos outros sintomas. Entretanto, alguns indivíduos relatam que ficam mais dispostos mesmo sem conseguir ter uma boa qualidade de sono.

A menopausa pode piorar o ronco. (Foto: divulgação)

O que fazer com a insônia na menopausa

Devido aos vários sintomas, o tratamento da insônia pode variar muito. É importante diagnosticar as causadas da dificuldade para dormir. Normalmente, isso é feito através do relato do paciente. Apesar de o tratamento com hipnóticos ser o mais comum, esse não é o mais indicado. Afinal, cada caso exige um tratamento específico.

A insônia causada pela menopausa pode ser tratada com a terapia de reposição hormonal ou tratamentos alternativos, como aumentar o consumo de alimentos derivados da soja. Esses alimentos são ricos em isoflavona, hormônio vegetal semelhante ao estrogênio. Essas opções reduzem os sintomas da menopausa, mas devem ser indicados pelo médico.

O mais indicado é procurar o médico ao identificar algum dos sintomas de insônia. Somente o profissional especializado por indicar o tratamento mais adequado para se ter uma boa noite de sono e uma melhor qualidade de vida.

A menopausa é seguida de muitos sintomas. (Foto: divulgação)

Muitos mitos e verdades sobre a menopausa são criados, deixando as mulheres muito confusas. Os sintomas gerados por essa condição de vida da mulher vão muito além dos fogachos. A insônia é um problema muito comum nesse período e pode ser facilmente tratada. Consulte o médico caso surjam os sintomas.

Outros artigos

Substâncias naturais para perder gordura

03/09/2014

Substâncias naturais para perder gordura

Substâncias naturais para perder gordura podem tornar a sua dieta mais simples! Considerados para muitos um reforço que vai além da atividade física e da dieta, esse...