Praias com dunas no Brasil

PUBLICIDADE

Quando se fala de dunas grande parte das pessoas lembram-se do deserto. Mas, em algumas praias brasileiras essas montanhas de terras que mudam de lugar de acordo com o vento, podem ser encontradas. A composição da paisagem fica ainda mais linda com os montes de areia branca aliados ao mar azul de alguns desses destinos fabulosos. Para quem quer conhecer dunas tipicamente brasileiras separamos algumas sugestões:

Leia mais sobre: Melhores praias do Brasil, fotos

Imbassaí: dunas baianas

Os seis quilômetros de praias de Imbassaí são cheios de dunas elevadas. A imensidão de montes de areia também acompanham o Rio Imbassaí e diversas cascatas. Esse destino é fabulosos e quase que intocável graças as artimanhas da natureza, que criou um caminho impossível para carros. Quem quiser conhecer essas dunas brasileiras terá que vestir os chinelos e caminhar. O lado positivo é que a tranquilidade está garantida.

PUBLICIDADE

Genipabu: dunas que terminam na praia

Esse pedacinho do Rio Grande do Norte é um dos mais lindos não só do estado como do mundo. A região é fabulosa e possui várias opções de passeios para os turistas, como por exemplo, um passeio sobre um dromedário, para dar a sensação de estar em um deserto, já que tudo isso acontece em dunas. No entanto, logo o turista se lembra que a abundância de água é muita, pois no fim da imensa duna brasileira de Genipabu tem uma praia a sua espera.

Saiba mais sobre: Pacotes para Lençóis Maranhenses

Dunas de Florianópolis

Florianópolis é uma das capitais mais bonitas do Brasil, possuindo cenários inesquecíveis. Entre esses lugares que merecem destaque estão as dunas locais, que ficam entre a Praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição recebem praticantes de sandboard, o “surfe de areia”. Existe uma duna menor entre as praias dos Ingleses e Santinho, que também é muito procurada por turistas.

Lençóis Maranhenses: dunas mais conhecidas do país

As dunas mais conhecidas do Brasil são as compostas pelos Lençóis Maranhenses. Como chove muito nessa região e por muitos meses do ano, os grãos de areia ficam saturados e passam a água para o lençol freático. Como o subsolo fica argiloso não é possível que a água vá para as zonas mais profundas, com isso, a drenagem acontece de forma horizontal, aflorando em depressões entre as dunas brancas. Por isso que as lagoas azuis ficam insistentemente em meio a imensidão de areia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.