Pacotes para Lençóis Maranhenses

Localizado no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, essa praia diferente conta com uma área total de 270 quilômetros quadrados, com…

Localizado no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, essa praia diferente conta com uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce.

Considerado um deserto do Brasil, a grande diferença desse deserto mágico de areia branca é que ele tem várias lagoas entre as dunas, algumas até com peixes. Tudo isso por causa da chuva, que, aprisionada entre as dunas, forma verdadeiros oásis tropicais.

Atrações

As dunas são a maior atração do parque, portanto o ideal é caminhar por elas. Só que para isto é necessário um guia experiente, pois o turista pode se perder. No meio do deserto surgem as lagoas coloridas que refrescam quem se aventura a enfrentar as areias.

Também se pode voar sobre a região, para ter a noção de seu tamanho e beleza. Para quem gosta de praia, os lençóis maranhenses tem 70 quilômetros de praias desertas, com areia branquinha e águas cristalinas.

Para melhor aproveitamento, sugere-se que visite as agências locais, pois elas têm a melhor opção de deslocamento dentro do Parque, em Barreirinhas. Você também conta com vários hotéis e pousadas na região. Dentro do parque não há acomodações e infraestrutura e o deslocamento nele é feito por veículos 4×4.

Aspectos Naturais

A paisagem é dominada por dunas de areias de quartzo bem finas. As dunas, que chegam a atingir 20m de altura, cobrem 50 km da costa maranhense. O vaivém das areias não se deve só ao vento. Os rios Preguiça e Parnaíba carregam-nas até o mar e este as devolve ao litoral. Espelhadas por este cenário desértico estão incríveis lagoas coloridas que dão vida ao local. Seus peixes atraem aves marinhas e ao seu redor cresce vegetação.

Nas bordas do parque existem extensos manguezais, caracterizados pelo mangue-vermelho, mangue-branco e mangue-siriúba. Próximo ao mar cresce o capim-de-areia, o alecrim-da-praia, a pimenteira e o carrapicho-da-praia. Representando a restinga, há a erva-de-cascavel, a orquídea da restinga e o cipó-de-leite, entre outros.

As praias desertas são procuradas por tartarugas marinhas e caranguejos. Nos manguezais encontram-se o jacaré-tingá, a paca e o veado-mateiro. Além destes, aves migratórias, como o maçarico-rasteirinho, as marrecas-de-asa-azul e o trinta-réis-boreal fazem do parque um ponto de descanso.

Pacotes de viagem

A CVC está com um pacote para os Lençóis Maranhenses a partir de R$ 1498. Está incluído passagens aéreas, traslado, transporte rodoviário, hospedagem por 4 noites com café da manhã e passeio no parque dos Lençóis Maranhenses, passeio de barco pelo Rio Preguiças com visita às Dunas dos Pequenos Lençóis e as comunidades ribeirinhas Mandacarú e Caburé.

Top