18 de outubro Dia do Médico: conheça um pouco sobre a profissão

PUBLICIDADE

Ele cuida, trata, ajuda, ampara e é paciente. Sim, o médico tem paciência para nossas dores, queixas e angústias, um profissional que além da técnica precisa ter muito amor, durante a jornada de trabalho.

O dia 18 de outubro foi escolhido para homenagear todos os médicos. Países como Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá, Estados Unidos e o Brasil comemoram o dia, com um Feliz dia do Médico. Segundo a Igreja, esse dia é consagrado ao evangelista Lucas, personagem bíblico que segundo Paulo era conhecido como “amado médico”, além de ser pintor, músico e historiador e no século XV foi nomeado patrono dos médicos, dando origem a data.

Profissão: médico

PUBLICIDADE

O profissional de medicina é um atento conhecedor do funcionamento do corpo humano, investigando doenças e formas de cura ou prevenção. Os médicos atuam em áreas específicas, podendo dominar mais um assunto que outro, são as chamadas especialidades. O médico pediatra destina-se aos cuidados do homem enquanto criança, já o ginecologista cuida da saúde íntima da mulher e o cardiologista do coração humano. Outras especialidades da medicina são: angiologia, dermatologia, urologia, hematologia, radiologia, reumatologia, anestesiologia, endocrinologia, ortopedia, oftalmologia, mastologia, neurologia, entre tantas outras.

Comprometido com a ética e a vida,  após se formarem em uma academia conceituada, todos os formandos fazem o juramento de Hipócrates (famoso autor da frase “ONDE HOUVER AMOR À ARTE DA MEDICINA, EXISTIRÁ TAMBÉM AMOR PELA HUMANIDADE”), com promessas de ética, seriedade e respeito para com os que deles irão precisar.

O trabalho do médico lida com as instabilidades emocionais do paciente, com seus traumas, sofrimentos, ânsias e medos. Ele é, acima de tudo, paciente para com os que dele precisam, tratando as enfermidades e apresentando soluções para resolver os problemas, a ele apresentados. É preciso ter sangue frio para aplicar as teorias na prática, vivenciadas no dia a dia em situações adversas, agir rápido, mas com cautela e apresentar o ombro amigo para quando for necessário.

Os médicos são muitas vezes os responsáveis por achar a cura, cuidar e tratar para que as pessoas tenham muitos anos de vida. A eles, hoje, todos os pacientes fazem coro: Obrigada, Doutor!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.