7 Receitas de sopas para dias frios

O inverno está se aproximando, por isso muitas pessoas estão em busca de sugestões de sopas para dias frios. Há uma infinidade de receitas…

Por Isabella Moretti em 16/05/2016

O inverno está se aproximando, por isso muitas pessoas estão em busca de sugestões de sopas para dias frios. Há uma infinidade de receitas que podem ser colocadas em prática, a fim de aquecer as noites e tornar o cardápio mais nutritivo.

Prepare uma deliciosa sopa para esquentar os dias frios. (Foto Ilustrativa)

Prepare uma deliciosa sopa para esquentar os dias frios. (Foto Ilustrativa)

Receitas de sopas para dias frios

O Mundo das Tribos selecionou 7 receitas de sopas para o inverno. Confira:

Receita de sopa de carne

No liquidificador, coloque 100 ml de caldo de galinha em pó, 1kg de carne moída, 100 ml de óleo, 5 litros de água, 1 maço de coentro, 1 colher de pimenta-do-reino, 4 tomates picados e 3 colheres de corante. Bata tudo até ficar homogêneo.

Transfira a sopa de carne para a panela e leve ao fogo médio para cozinhar. Junte 60g de farinha de mandioca dissolvida em 200 ml de água, sal e 7 ovos. Quando o creme estiver pronto, desligue o fogo e sirva com ovos de codorna cozidos.

Sopa de legumes

Sopa de legumes: simples e rápida! (Foto Ilustrativa)

Sopa de legumes: simples e rápida! (Foto Ilustrativa)

A sopa de legumes é simples, saudável e saborosa. Para prepará-la, cozinhe mandioquinha, 2 batatas, 1 cenoura, 1 batata-doce e 1/3 de abobrinha. Depois, adicione um pouco de extrato de tomate, ½ pacote de macarrão para sopa e o quanto baste de sal. Refogue o músculo cortado em cubos pequenos com alho e cebola. Por fim, misture tudo e sirva.

Receita de sopão

Quer fazer um sopão emagrecedor para tomar no inverno? Então providencie os seguintes ingredientes: 2 tabletes de caldo de carne, 1 nabo, 1/2 alho poró, 1 cebola picada, 200g de vagem, 2 tomates, 1 cenoura, 1/2 repolho roxo, 2 folhas de couve e 1 colher de azeite de oliva.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite. Junte os tabletes de carne e 1 litro de água. Na sequência, acrescente os legumes picados (nabo, cenoura e alho-poró). Cozinhe por 20 minutos. Acrescente couve e tomates. Deixe cozinhar mais um pouco, até deixar os legumes bem macios. Essa receita de sopa ajuda a emagrecer porque tem apenas 45 calorias por porção.

Sopa de couve-flor

Sopa de couve-flor. (Foto Ilustrativa)

Sopa de couve-flor. (Foto Ilustrativa)

A receita de sopa de couve-flor é uma ótima pedida para o inverno. Para prepará-la você vai precisar de 300g de couve-flor cozida, 1 xícara de leite, 2 xícaras de água, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 100g de queijo cremoso, 300g de queijo meia cura em cubos, 1 pitada de noz-moscada e sal.

Coloque a água, o leite, a farinha de trigo, a couve-flor e o queijo cremoso no liquidificador. Bata bem, até obter uma mistura cremosa. Leve a sopa ao fogo, acrescente o sal e deixe incorporar. Desligue o fogo, adicione noz-moscada e os cubos de queijo.

Sopa clássica

A sopa clássica nada mais é do que uma sopa original, que pode ser extraída da culinária italiana, francesa, entre outras. Para fazer Minestrone, um prato bem popular na Itália, você vai precisar de: 1 xícara de macarrão de conchinha, 2 colheres de bacon1 xícara de feijão branco cozido, ½ xícara de cebola, ½ xícara de cenoura, ½ xícara de salsão, ½ xícara de vagem, ½ xícara de abobrinha, ½ xícara de batata, ½ xícara de repolho, ½ xícara de pimentão, 2 tomates, 2 folhas de couve, sal e pimenta do reino.

Cozinhe o macarrão de conchinha até ficar al dente. Faça o mesmo com os legumes. Frite o bacon, até a gordura derreter. Depois, refogue a cebola, o salsão, a batata, o tomate e a vagem na gordura do bacon. Junte tudo e reserve.

Numa panela, cozinhe a abobrinha e o pimentão. Quando os legumes estiverem macios, acrescente o feijão, o repolho, a couve e o macarrão. Ferva por alguns minutos. Tempere com sal e pimenta.

Sopa requintada

Há diferentes tipos de sopas. (Foto Ilustrativa)

Há diferentes tipos de sopas. (Foto Ilustrativa)

A sopa requintada vai muito além de combinar legumes. A receita leva ingredientes sofisticados oriundos e também conta com acompanhamentos. Para fazer uma receita de sopa de aspargos, providencie: 1 vidro de aspargos cortados, 2/3 xícara de creme de leite, 2 envelopes de creme de aspargos, sal e pimenta-do-reino.

Prepare o creme de aspargo, conforme as instruções da embalagem. Assim que a mistura começar a ferver, adicione os aspargos cortados em pedaços. Tampe a panela, reduza o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente o creme de leite, o sal e a pimenta. Sirva a sopa requintada de aspargos com croutons (pão em cubinhos fritos).

Sopa de feijão

Em uma panela funda, frite 4 colheres de bacon picado em 1 colher de óleo. Junte 1 dente de alho picado, ½ cebola picada, ½ xícara de extrato de tomate. Refogue essa mistura por 5 minutos. Acrescente 300g de feijão (cozido, batido e passado na peneira) e 1 xícara de macarrão. Ajuste o sal e cozinhe em fogo médio até engrossar o caldo. Polvilhe cebolinha e sirva.

Uma deliciosa sopa de feijão. (Foto Ilustrativa)

Uma deliciosa sopa de feijão. (Foto Ilustrativa)

E aí? Você já sabe qual das sopas você vai preparar em casa? Tem alguma outra sugestão de receita? Comente.

 

Top