Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros> 7 benefícios que você tem por pagar o IPVA

7 benefícios que você tem por pagar o IPVA

Por Andre

É preciso pagar o IPVA em dia? Terei problemas se não pagar o imposto? Para onde vai o dinheiro arrecadado? Conheça, a seguir, 7 benefícios que você tem por pagar o IPVA, que ajudam a elucidar muitas dúvidas a respeito desse importante tributo, um dos mais conhecidos do Brasil.

7 benefícios que você tem por pagar o IPVA (Foto Ilustrativa)

Cobrado anualmente dos proprietários de carros, motos, ônibus e outros tipos de veículos, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um imposto estadual, cuja arrecadação vai para diferentes áreas.

O valor do IPVA varia conforme o modelo do carro, o ano de fabricação e o estado em que o veículo está registrado, entre outros fatores, com o pagamento geralmente acontecendo sempre no início de cada ano.

7 benefícios que você tem por pagar o IPVA

Donos de carros roubados ou furtados podem solicitar a restituição do IPVA (Foto Ilustrativa)

Os benefícios do IPVA incluem desde a possibilidade de evitar multas e apreensão do carro à contribuição para a manutenção de ruas e estradas, entre outras coisas. Confira outras vantagens de quitar o imposto em dia:

1- Seu carro foi roubado ou furtado? Você pode pedir a restituição do IPVA, se estiver com o imposto em dia.

2- Ter desconto ao pagar IPVA à vista e em parcela única (a porcentagem do desconto varia conforme o estado).

3- Possibilidade de parcelar o pagamento do IPVA (de maneira geral, o parcelamento é feito em três vezes).

Carros, motos, ônibus, caminhões e outros tipos de veículos estão sujeitos à cobrança do IPVA (Foto Ilustrativa)

4- Pagando o IPVA em dia, você estará com a documentação do veículo em situação regular e não terá problemas se for parado em blitz.

5- Em alguns estados, é possível ter ainda mais descontos no IPVA, participando de programas como o Nota Fiscal Paulista, em São Paulo, por exemplo.

6- Vale lembrar também da isenção do IPVA, que acontece em algumas situações. Em determinados estados, carros mais antigos não pagam o imposto, assim como proprietários portadores de necessidades especiais.

7- Parte do dinheiro arrecadado com o pagamento do IPVA é investido na melhoria da qualidade dos serviços públicos, ou seja, pagando em dia, você contribui para melhorar áreas como saúde, segurança, educação e vias urbanas.

IPVA em atraso

Parte do dinheiro arrecadado com o IPVA vai para a manutenção das vias de circulação (Foto Ilustrativa)

Já quem deixa de pagar o imposto ou fica com o IPVA atrasado está sujeito a uma série de restrições. O proprietário que não quita o tributo não consegue licenciar o veículo, e se for parado em blitz pode receber multa, perder pontos na carteira e ter outros problemas.

Além disso, não consegue transferir o veículo para outra pessoa, em caso de venda, e a não quitação do tributo gera multas e juros por atraso, deixando o imposto ainda mais caro.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Recomendado para você
Carros

Saveiro Cross 2018: fotos e preços

Carros

Site Carro do Povo, www.carrodopovo.com.br

Comentários