Falta de tempo para os filhos: o que fazer

A falta de tempo é muito comum na sociedade moderna em que vivemos. Hoje é normal as pessoas viverem correndo, sempre com pressa e…

A falta de tempo é muito comum na sociedade moderna em que vivemos. Hoje é normal as pessoas viverem correndo, sempre com pressa e atrasadas. O problema é quando esse excesso de atividades impede a dedicação a outras coisas importantes, como os próprios filhos. Saiba mais sobre o assunto e veja o que os pais devem fazer com a falta de tempo para os filhos.

Os pais devem reservar um tempo para os filhos todos os dias. (Foto: divulgação)

Importância do tempo para os filhos

Uma das primeiras coisas que os pais devem entender é que os filhos vão crescer um dia. Quando esse dia chegar, se não houver um bom relacionamento com os filhos, a relação pode se tornar muito difícil. Segundo especialistas, os pais devem acompanhar o crescimento dos filhos para que não sejam vistos como desconhecidos e sim como pessoas em quem se pode confiar.

Quando se estabelece uma boa relação com os filhos o relacionamento familiar se torna mais saudável. Um ambiente de conversa, amizade, amor, companheirismo é essência para os filhos crescerem com o pensamento de que podem contar com os pais em todas as situações da vida. Uma criança criada dessa forma possui menos chances de se envolver com drogas, álcool e outros problemas psicológicos.

Estabeleça horários para se relacionar com seu filho. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para melhorar o relacionamento com os filhos 

O que fazer com a falta de tempo para os filhos

1. Converse com seu filho: mesmo depois de um longo dia de trabalho, os pais devem chegar a casa e conversar pelo menos 10 minutinhos com o filho.  O mais indicado é se focar na criança, desligando se das outras atividades e dar somente atenção a ele.

Leia Também:  Organize sua viagem para a Disney

2. Reúna-se com a família: as reuniões familiares são muito importantes para estabelecer elos com a criança e também ensinar valores. Anote e priorize seus planos, explicando tudo sempre para a criança para que ela se sinta valorizada e ouvida.

3. Faça atividades simples com ele: os joguinhos que ele mais gosta são opções de passatempos divertidos que envolvem toda a família.

4. Passeios são essenciais: quando tiver um tempinho, chame seu filho para passear ao ar livre. Andar de skate, bicicleta ou outra atividade que ele goste é muito importante. Dessa forma, a criança poderá sentir prazer em estar com os pais.

5. Reserve um tempo só para ele: as atividades que você faz em família ajudam também a melhorar o seu desempenho no trabalho. Além disso, isso estabelece uma relação mais harmoniosa com seu filho.

6. Estabeleça horários: faça isso diariamente, estabeleça horários para ver TV com seu filho, conversar, ler ou fazer outras atividades. Tudo isso pode ser em pequenos períodos de tempo, mas se tornam grandes momentos para a relação pai e filho.

Uma boa relação entre pais e filhos é indispensável para o bem estar da criança. (Foto: divulgação)

Leia também como lidar com a falta de tempo 

O relacionamento entre pais e filhos necessita de tempo de qualidade para que a relação não seja distanciada. O ideal é que os pais estabeleçam horários diariamente para se relacionarem com os filhos, seja em pequenas conversas, brincadeiras ou outras atividades. Tudo isso é muito importante para a formação da criança para a vida adulta.

Top