5 ideias para usar telhas na decoração

As telhas são peças importantes na construção de uma casa, mas nem sempre elas aparecem na montagem de telhados. Elas podem se transformar em…

A arte com telhas resulta em lindos objetos de decoração.

As telhas são peças importantes na construção de uma casa, mas nem sempre elas aparecem na montagem de telhados. Elas podem se transformar em belíssimos objetos decorativos através das técnicas de artesanato, que modificam cada telha com charme, personalidade e bom gosto.

As peças decorativas feitas com telhas são capazes de contribuir com a aparência da casa, embelezando as áreas de convívio e intimidade. A pintura se revela uma forte aliada para customizar telhas, mas a criatividade pode ir muito além do uso das tintas para desenhar e colorir.

Usando uma técnica artesanal é possível aproveitar as telhas que sobraram da construção de diferentes maneiras. A peça pode se converter num objeto para ilustrar o espaço vertical ou mesmo para inovar o centro da mesa. Neste contexto a criatividade entra como um fator decisivo para fazer um bom trabalho.

Transformando telhas em objetos de decoração

1. Telhas pintadas: a maneira mais conhecida de customizar as peças, sendo possível fazer vários tipos de desenhos como paisagens, flores, animais, casas, santos e até mesmo símbolos de times de futebol. Normalmente usam-se produtos resistentes e com boa fixação no barro para obter os melhores resultados, como é o caso da tinta acrílica.

2. Vaso com telhas: a ideia ajuda a criar um recipiente para as flores, unindo duas ou três telhas numa amarração rústica. Para deixar o trabalho ainda mais robusto, dá para incluir algumas flores e galhos secos dentro das telhas unidas verticalmente. A aparência do barro pode ser mantida.

Arranjos com telhas

3. Arranjo com telha: a peça pode se transformar num espaço para cultivar plantas, como é o caso dos cactos. Na composição, o formato de barco da telha será extremamente importante para inserir os outros elementos na peça, no caso, as plantas que não possuem muitas raízes. O objeto pode ser considerado uma ótima opção para o paisagismo.

Leia Também:  Decoração com mesa de sinuca

Outra forma interessante de se trabalhar com telhas na decoração é através da montagem de arranjos artificiais. Dá para usar a peça horizontalmente para ornamentá-la com flores artificiais, folhas secas, pinhas, fitas e outros elementos.

4. Suporte para velas com telhas: tanto na posição horizontal como na vertical, o material pode ser transformado num suporte resistente e sofisticado para velas. Em alguns casos será necessário fazer buracos na telha para obter o encaixe perfeito.

5. Telhas decoradas com biscuit: uma técnica capaz de deixar a telha com relevo e resultar numa belíssima composição. A montagem de casinhas que valorizam a estrutura do material é muito comum e, quando a peça fica pronta, pode ser usada para decorar uma parede de forma artística e diferente.

Telha usada para construir uma casinha

 

Aproveite as ideias e inove a decoração usando as telhas.

 

 

Top