5 dicas para limpar os dentes do bebê

5 dicas para limpar os dentes do bebê

Conheça 5 dicas para limpar os dentes do bebê e aprenda a fazer a correta higiene bucal das crianças, permitindo que elas tenham dentes mais saudáveis…

Por Andre em 10/08/2015

Conheça 5 dicas para limpar os dentes do bebê e aprenda a fazer a correta higiene bucal das crianças, permitindo que elas tenham dentes mais saudáveis e bonitos, conferindo as informações da matéria a seguir.

5 dicas para limpar os dentes do bebê (Foto Ilustrativa)

Os primeiros dentes de leite começam a nascer entre os 4 e os 6 meses de idade, mas mesmo antes disso é recomendável iniciar a limpeza, para que a criança se acostume com esse hábito.

Além disso, a limpeza bucal realizada desde o nascimento ajuda a retirar o excesso de leite que fica estagnado na boca do bebê, nos primeiros meses de vida, evitando a proliferação de bactérias.

Higiene bucal na escola: como ensinar

5 dicas para limpar os dentes do bebê

Os pais devem iniciar a limpeza bucal do bebê mesmo antes dos dentes nascerem (Foto Ilustrativa)

Algumas das principais dicas para fazer a limpeza bucal dos bebês são:

1- Antes do surgimento da dentição, você pode usar gaze com água filtrada (ou fervida) e passar no interior da boca da criança. Outra opção é a gaze embebida em soro fisiológico, lembrando que a limpeza pode ser feita duas vezes por semana ou sempre que necessário (quando houver regurgitação, por exemplo).

2- Quando os dentes já estiverem em mais evidência (entre 8 e 10 meses de idade), utilize uma dedeira especial para a limpeza dos dentes do bebê. A dedeira deve ser macia e passada nos dentes e na mucosa, com movimentos suaves, pelo menos uma vez ao dia.

Hábitos que prejudicam a formação dos dentes dos bebês

É preciso escolher a certa para não machucar a boca dos pequenos (Foto Ilustrativa)

3- A partir dos 10 meses, você pode começar a escovar os dentes do bebê três vezes ao dia e após cada refeição grande, usando escova de cabeça pequena e com cerdas bem macias (sem creme dental).

4- Geralmente a partir de 1 ano de idade (ou quando a criança aprender a cuspir), ela pode usar o creme dental infantil sem flúor, fazendo a escovação cinco vezes ao dia, com movimentos circulares.

5- Entre os 4 e os 6 anos de idade, já é possível liberar o uso de creme dental infantil com flúor. Mesmo que a criança saiba fazer a higienização sozinha, os pais devem acompanhar de perto, para que a limpeza seja correta.

Outras dicas para a higiene bucal das crianças

Os pais precisam acompanhar de perto a higiene bucal feita pelas crianças (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas de higiene bucal para crianças, também vale lembrar o uso do fio dental. Desde o nascimento dos primeiros dentes, as crianças devem desenvolver o hábito de passar fio dental entre os dentes, pelo menos uma vez ao dia.

E para quem tem dúvidas se a criança pode usar enxaguante bucal, a recomendação é que o produto seja utilizado a partir dos 5 ou 6 anos, na versão infantil.

Escova de dente elétrica infantil

Outro ponto importante é que a primeira ida ao odontopediatra não deve passar do primeiro ano de idade.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top