Decoração de ambientes de trabalho: dicas

O ambiente de trabalho é o local onde a vida profissional se desenrola. As pessoas usam o espaço para desenvolver atividades do emprego, por…

Por Isabella Moretti em 12/12/2012

O ambiente de trabalho é o local onde a vida profissional se desenrola. As pessoas usam o espaço para desenvolver atividades do emprego, por isso, é importante que o arranjo físico seja muito bem planejado.

O ambiente de trabalho precisa ser bem iluminado e organizado. (Foto:Divulgação)

Em um lugar ventilado, bem iluminado e com móveis distribuídos proporcionalmente, o trabalho do funcionário rende mais. Ele se sente mais disposto para realizar as tarefas do dia a dia, sua produtividade aumenta e isto repercute em benefícios para o próprio negócio.

Ao decorar o ambiente corporativo, é necessário pensar em meios de facilitar a organização e comunicação. Também é importante que a área favoreça a concentração do profissional, caso contrário às atividades podem não ter o rendimento esperado.

Saiba mais: Ambiente de trabalho: quais as melhores cores para decorar

Dicas para decorar o ambiente de trabalho

Aproveite o espaço
Antes de planejar a decoração do ambiente de trabalho, é importante conhecer as medidas do local. Desta forma, fica mais fácil escolher os móveis com tamanhos apropriados e proporcionais. Se a área for muito pequena, os truques para aumentar a sensação de amplitude podem ser colocados em prática.

Estilo sem exagero
O visual do ambiente de trabalho precisa ser coerente com a proposta do negócio. Por exemplo, se o lugar é um escritório de advocacia, é interessante que seja mais sóbrio e formal. Por outro lado, se for uma agência de publicidade, a decoração tem liberdade para ser criativa.

Paredes
As cores escolhidas para pintar as paredes não devem sobrecarregar o ambiente. Por isso, é recomendado trabalhar com tons mais suaves, claros e discretos. Se o objetivo for energizar, então vale apostar em uma parede com cor mais forte e vibrante.

Os móveis precisam ser confortáveis e proporcionais ao ambiente. (Foto:Divulgação)

Móveis
Quando se trata de um escritório, alguns móveis são essenciais para compor o ambiente, como escrivaninha, cadeira confortável e armário para organizar os arquivos. Em alguns casos vale a pena investir também em móveis de recepção.

Acessórios
É importante não exagerar no número de acessórios, pois o ambiente de trabalho requer seriedade. Os objetos escolhidos devem facilitar o dia a dia do profissional,  estar relacionado a área de atuação ou expressar um gosto particular.

Não basta apenas investir na decoração para melhorar o ambiente de trabalho, também vale apostar em meios para melhorar a qualidade da vida profissional, dentro do escritório ou da empresa. É essencial ter um bom relacionamento com o chefe e colegas de trabalho, cumprir com as responsabilidades e não levar problemas pessoais para o espaço de atuação.

Em um espaço agradável, as pessoas se relacionam melhor. (Foto:Divulgação)

Veja também:  Escritórios decorados: fotos

 

Top