Queda de Cabelo – Causas e Tratamento

A queda de cabelo ou alopecia é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres e pode acontecer por diversa circunstâncias, mas são as…

Por Isabella Moretti em 28/03/2016

A queda de cabelo ou alopecia é um problema que afeta tanto homens quanto mulheres e pode acontecer por diversa circunstâncias, mas são as mulheres quem mais sofrem com esse problema, pois tendem a esconder esse problema por vergonha, muitas alegam baixa auto-estima e não se sentem satisfeitas consigo. Para conservar o couro cabeludo saudável e resistente, os especialistas aconselham manter uma alimentação equilibrada e ter alguns cuidados especiais no trato com os fios. A calvície é uma característica do envelhecimento para o homem e costuma ser questionada em uma sociedade que valoriza a aparência em todos os sentidos, portanto é fundamental cuidar da imagem.

Queda de Cabelo - Causas e Tratamento

Queda de Cabelo – Causas e Tratamento

O ciclo normal do cabelo consiste em crescer, repousar e depois cair, a quantidade dessa queda de cabelo – causas e tratamento não pode exceder a 100 fios diários, no caso de aumento dessa quantidade, provavelmente identificará uma redução de volume principalmente na parte superior no caso de mulher e frontal no caso de homens, então é importante procurar um dermatologista. Uma cabeleira saudável tem em média 12000 fios e cresce aproximadamente 1 cm por mês.

Leia mais informações sobre: Principais causas da queda de cabelo

Causas da Calvície

Queda de Cabelo - Causas e Tratamento 3

A queda de cabelo pode ser impulsionada por fatores internos ou externos. As alterações hormonais e a amamentação no período pós-gravidez costumam impulsionar a queda de cabelo também. A calvície tem ainda causas genéticas, provavelmente quem tem pais ou tios com problemas de calvície também a terá, princialmente se mantiver uma alimentação pobre em ferro (nutriente mais importante para o crescimento dos fios).

8 bases que causam o problema da calvície

Queda de Cabelo - Causas e Tratamento (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Queda de Cabelo – Causas e Tratamento (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Na maioria dos casos a calvície está relacionada a problemas de saúde, como anemia, febres e infecções, um outro perigo é o cuidado com os fios, o uso de determinados produtos químicos (leia sempre o folheto dos produtos que usa) ou a frequência com que se usa o secador de cabelos  Outros motivos que podem ser considerados responsáveis pela calvície são: tabagismo, micoses e álcool. Em alguns casos a queda se relaciona com desgaste emocional, ansiedade, estresse, preocupação excessiva e desgaste mental.

Cuidados do cotidiano ajudam a evitar o problema (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Cuidados do cotidiano ajudam a evitar o problema (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Veja na lista abaixo alguns fatores que podem causar a queda de cabelo:

  • Causas hereditárias
  • Problemas nutricionais
  • Danos ao cabelo
  • Queda de cabelo feminino: Período menstrual, síndrome do ovário policístico, anticoncepcionais, gravidez, pós parto e menopausa.
  • Remédios e tratamentos: Anabolizantes, antidepressivos, etc.
  • Doenças e problemas de saúde
  • Distúrbios psicológicos
  • Causas naturais

Tratamento para calvície

Queda de Cabelo - Causas e Tratamento 1

O primeiro passo é adotar um alimentação saudável e equilibrada com muitas proteínas. Quando a calvície não provem da hereditariedade, algumas mudanças de hábito podem solucionar o problema (lavagem adequada e boa alimentação). Existem tratamentos com uso de remédios, para isso consulte um dermatologista. Estão sendo desenvolvidos tratamentos que visam combater a queda de cabelo, a tecnologia tem colaborado muito nesse sentido. O sistema a laser é o mais eficaz, recuperando a saúde da fibra capilar.  A queda de cabelo feminina é algo que implica maior seriedade, mas pode ser controlada através do tratamento. Técnicas como implantação e transplante também estão sendo muito procuradas.

É necessário tratar o problema base, antes de estimular o crescimento por meio de tratamentos como o transplante capilar, identifique a causa junto a um profissional especializado, então inicie o tratamento, em casos onde já ocorreu uma queda irreversível é indicado o transplante capilar que deve ser feito por um cirurgião especializado.

Como funciona o diagnóstico da calvície

Homens também sofrem com o problema (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Homens também sofrem com o problema (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

É óbvio que a queda de cabelo é um sinal de calvície, porém o médico especialista vai obter um resultado importante e definitivo do que realmente está causando isso a partir de consultas e também exames. Alguns fatores são descartados logo no primeiro encontro com o médico, que por meio de um questionário, busca entender o que está ocorrendo com o paciente.

É preciso ficar atento aos sinais da calvície (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

É preciso ficar atento aos sinais da calvície (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

A forma de tratamento em si muda de acordo com a causa e isso também óbvio. Quem sofre de calvície, precisa seguir as orientações do médico para não ter problemas e nem quebrar todo o processo de tratamento que está sendo realizado. É muito comum ter dúvidas sobre calvície e como funciona o tratamento e não há uma lista a ser seguida para resolver a calvície. É preciso ficar atento aos produtos que você utiliza e nada de se automedicar, pois isso é um veneno. O ideal é seguir as orientações e cuidar conforme as instruções do produto.

Problema é comum, principalmente por conta do estresse (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Problema é comum, principalmente por conta do estresse (Foto: Reprodução/FashionBubbles)

Alguns fatores são evitados com atitudes no cotidiano e, portanto, você pode fazer. Dormir bem e evitar o estresse do dia a dia é uma alternativa interessante. Organize sua rotina para evitar desgastes desnecessários, como ficar no trânsito, esperar horas numa fila. Isso tem interferido e muito na vida das pessoas e ao organizar isso, você vai promover sua saúde. Lembre-se, não utilize nenhum produto por conta própria para tentar resolver este problema, afinal nem a causa você sabe e qualquer substância pode piorar o quadro.

Leia mais informações sobre: Principais causas de queda de cabelo: quais são

Vídeo sobre calvície

Quer mais dicas sobre este e outros temas? Então confira nossa editoria de saúde e fique por dentro de informações importantes sobre nosso corpo. Fique bem informada (o) aqui no Mundo das Tribos!!!

Top