Problemas de saúde que fazem emagrecer

O peso corporal de uma pessoa é o resultado do equilíbrio entre a ingestão de calorias, níveis de atividades e gastos metabólicos, influenciados por…

Por Editorial MDT em 28/03/2012

O peso corporal de uma pessoa é o resultado do equilíbrio entre a ingestão de calorias, níveis de atividades e gastos metabólicos, influenciados por um fator genético.  A perda de peso é definida clinicamente como diminuição de, pelo menos, 5 kg ou mais que 5% do peso normal por um período de 6 a 12 meses.

Alguns problemas de saúde podem provocar perda involuntária de peso

A diminuição do peso corporal de forma involuntária, ou seja, que ocorre independente do desejo de emagrecer ou não, exige um cuidado maior, pois está ligada ao aumento ou diminuição do apetite. Estudos realizados mostram que, nessas situações, a taxa de mortalidade pode alcançar níveis alarmantes, ficando em torno de 25%.

Problemas que causam perda de peso involuntária e aumento do apetite:

  • Hipertireoidismo: Diversos fatores podem resultar no aumento dos níveis sanguíneos do hormônio tireoidiano, que funciona no organismo aumentando o gasto energético. Esse problema pode estar associado à má absorção de nutrientes, devido o aumento da atividade intestinal;
  • Diabetes Mellitus descontrolado: Neste caso, há um aumento excessivo da glicemia e da excreção da glicose pela urina, levando a uma diminuição do volume das células e perda calórica;
  • Síndrome de má-absorção: Ocorre em problemas de saúde como na doença celíaca, deficiência de lactase, síndrome do intestino curto, pancreatite crônica e doença inflamatória intestinal, onde, devido a um problema do trato gastrintestinal, os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo acabam não sendo absorvidos, resultando em perda de peso;
  • Aumento de atividade física: Em grande parte dos casos as pessoas praticam atividade física intensa, e tem um aumento de apetite, mais nem sempre repõem as quantidades de calorias que foram perdidas, causando um desequilíbrio entre o gasto calórico e a ingestão, levando a perda de peso.

O hipertireoidismo causa aumento do apetite e perda de peso

Problemas que causam perda de peso “involuntária com diminuição de apetite”:

  • Neoplasias/ câncer;
  • Problemas endócrinos;
  • Doenças crônicas (doença pulmonar, acidente vascular cerebral, demência, mal de Parkinson);
  • Infecções crônicas (HIV, tuberculose);
  • Doenças gastrointestinais (doença inflamatória intestinal, úlcera péptica, dificuldade de deglutir);
  • Depressão, transtornos bipolares, distúrbios de personalidade, distúrbios de Ansiedade.

Problemas endócrinos podem provocar perda de peso e diminuição do apetite

Perder peso em excesso não traz benefícios à saúde. É importante manter um equilíbrio entre o consumo e o gasto calórico para o bom funcionamento do organismo, e assim manter a qualidade de vida.

Top