5 dicas para começar a investir na bolsa de valores

Investir na bolsa de valores vem sendo, a cada dia, uma boa opção para muitos leigos no assunto, porém, é necessário cautela para não…

Invista no mercado de ações com responsabilidade (Foto: Divulgação)

Investir na bolsa de valores vem sendo, a cada dia, uma boa opção para muitos leigos no assunto, porém, é necessário cautela para não perder dinheiro investindo em empresas sem estabilidade. Para não arriscar mais que o necessário, a pessoa deve dividir os investimentos em empresas diferentes, inclusive de segmentos diferentes. A lógica é simples. Se investir todo o seu dinheiro em uma única empresa e ela tiver problemas, consequentemente você irá perde-lo.

O mesmo vale para o segmento de atuação. Muitas vezes, o investidor compra ações de empresas de um mesmo segmento de atuação, porém, isso não é recomendado, pois, mesmo que a empresa seja diferenciada pode ser que algo aconteça com relação ao mercado de atuação. Por exemplo, na época em que o mal da vaca louca atingiu as criações de gado todo o mercado foi afetado. Por isso, os investidores devem ser cautelosos. Confira cinco dicas para se dar bem no mercado de ações:

Escolha empresas com boas rentabilidades (Foto: Divulgação)

1 – Escolha empresas com credibilidade: Quando você decide comprar ações na bolsa de valores, pesquise informações sobre a empresa. Saiba como funciona o negócio e de que forma se faz a rentabilidade das ações. Não compre ações de empresas que passam sempre por problemas financeiros, ou de mercados muito arriscados se não souber como administrar o momento correto de comprar e vender as ações. Diversificar na hora de comprar as ações não quer dizer que você deve comprar muitas ações de empresas diferentes. Compre na medida certa, ou seja, de uma forma fácil de administrar.

Leia Também:  São Paulo é a cidade mais atrativa para investimentos, diz pesquisa

2- Tenha paciência: Muitas pessoas querem investir na bolsa de valores, porém, não possuem paciência para esperar o momento correto e acabam tomando decisões erradas. O mesmo vale para as pessoas que vendem as ações nos momentos inoportunos. Avalie a situação do mercado antes de comprar ou vender suas ações.

Foque no lucro a longo prazo (Foto: Divulgação)

3- Não escute palpites, mas analise os conselhos: Já dizia o ditado popular: se conselho fosse bom não se dava, vendia. Conselho ruim é palpite e não deve ser levado em consideração. Se quiser escutar conselhos, procure um especialista de mercado para não correr o risco de tomar decisões erradas. Sempre analise as dicas fornecidas para evitar problemas que podem ser evitados.

4 – Pense a longo prazo:  É natural que com a perca de dinheiro a sua primeira reação seja temer, porém no mercado de ações às vezes é necessário dar um “passos para trás”, para logo em seguida andar à frente. Investir em ações é promissor a médio e, principalmente, a longo prazo. O que significa que perder dinheiro em aplicação errada pode dar frutos no futuro.

5- Reconheça os seus erros: Admitir um erro é um ato de humildade. Não adianta negar que você está errado quando de fato está. Se o seu investimento não rendeu como o esperado, procure saber o motivo que levou a esse resultado. Observe as ações que renderam, e em uma outra oportunidade, invista melhor. A humildade é o segredo que leva as pessoas ao sucesso.

Seguindo essas cinco dicas você terá um caminho promissor no mercado de ações.

Top