31 de Outubro – Dia das Bruxas | A Origem do Halloween e Histórias

Saiba tudo sobre o “31 de outubro: dia do halloween, origem da data” para saber tudo sobre um dos dias mais aguardados do calendário.…

Saiba tudo sobre o “31 de outubro: dia do halloween, origem da data” para saber tudo sobre um dos dias mais aguardados do calendário. É nessa ocasião que as pessoas vestem fantasias macabras, se reúnem para assistir filmes de terror e pregam sustos na vizinhança. Essa é uma comemoração antiga que atinge vários países, inclusive o Brasil.

halloween

31 de outubro dia do halloween, origem da data. (Foto: Divulgação)

Halloween / Dia das Bruxas

No dia 31 de outubro comemora-se o Dia do Halloween. Embora esta data não tenha raízes na cultura brasileira, ela reflete a influência dos costumes norte-americanos. Além do Brasil, outros países ocidentais costumam incorporar a magia da ocasião e se render a atmosfera de terror. Crianças e adultos se empolgam com o dia para desenvolverem fantasias cada vez mais assustadoras.

Leia mais: Comemoração do Halloween pelo mundo

Como surgiu o dia das bruxas? Quais são os principais símbolos? Da onde vêm as tradições? Essas e muitas outras dúvidas serão respondidas ao longo da matéria “31 de outubro: dia do halloween, origem da data”. Acompanhe:

Origem do halloween

O dia das bruxas foi criado pelo povo celta, que morou na região onde hoje é Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, há mais de 2500 anos. A princípio, a data sustentava a crença de que os espíritos saiam do cemitério para tomar posse dos corpos dos vivos.

Os celtas costumavam decorar a casa com objetos assustadores para afastar os fantasmas, usando abóboras enfeitadas e caveiras. Para se proteger das almas dos mortos, eles também tinham o hábito de usar fantasias nesta ocasião, tudo para parecer o menos humano possível.

Como o Halloween é uma festa pagã, ele não foi visto com bons olhos durante a Idade Média. As pessoas que ousassem comemorar o dia 31 eram perseguidas pela Igreja Católica e julgadas pela Inquisição. Para abolir as crenças pagãs na Europa, os religiosos cristianizaram a festa, determinando o dia 1º de novembro como “Dia de Todos os Santos” e, o seguinte, como “Dia de Finados”.

Significado do Halloween

Há muitas dúvidas a respeito do significado do Halloween, no quesito etimológico. Há quem acredite que entre o pôr do sol de 31 de outubro e 1º de novembro ocorre a noite sagrada, ou hallow evening, em inglês. Também, há a hipótese da interferência da Igreja Católica, que ao tentar eliminar o festival pagão, instituiu restrições na véspera do chamado Dia de Todos Os Santos, (All Hallows’ Eve.).

Já o chamado “Dia das Bruxas” tem a ver com o estigma da Idade Média, quando pessoas acusadas de serem curandeiras ou pagãs, tidos como bruxos, eram condenadas pela Inquisição à morte, pela fogueira.

Símbolos do halloween

Símbolos do halloween

As crianças adoram brincar de doces ou travessuras. (Foto: Divulgação)

Agora que você já sabe sobre o “Halloween – O Dia das Bruxas, origem” conheça os principais símbolos da data, que se originaram das  tradições celtas. Confira:

Abóbora: há milhares de anos, velas são acesas dentro de abóboras para afastar os maus espíritos. É comum você encontrar abóboras nas decorações externas e internas de uma casa nessa data.

Doces: os celtas costumavam acalmar os espíritos do mal com guloseimas, por isso a brincadeira mais conhecida do dia das bruxas é a “doces ou travessuras”. Nessa data, tenha um pouco de doce para distribuir às crianças ou haverá consequências (brincadeiras).

Fantasias: nas festas de halloween, todas as pessoas costumam ir fantasiadas de personagens característicos da data, como lobisomens, vampiros, bruxas, caveiras múmias, zumbis, entre outros. O hábito de se fantasiar também vem da cultura pagã. Os celta usavam máscaras assustadoras para confundir os espíritos do mal.

Veja também: Conheça os principais símbolos do Halloween

Costumes de Halloween nos EUA

As tradições antigas dos povos europeus foram levadas para a América do Norte, território onde o Dia das Bruxas encontrou forças para prosperar. Nos Estados Unidos as festividades da data ganharam novas características, mas continuaram a fazer referência aos mortos.

fantasia Halloween

As pessoas usam fantasias no dia das bruxas. (Foto: Divulgação)

Crianças, jovens e adultos costumam celebrar o Halloween nos Estados Unidos, afinal, a data por lá tem a mesma relevância do que o Carnaval para o Brasil. O principal costume consiste em vestir uma fantasia assustadora e saborear as comidas típicas do Halloween.  As crianças também possuem o hábito de bater de porta em porta, dizendo: “Doces ou Travessuras?”. Quem não atender ao pedido, corre o risco de ser vítima de alguma traquinagem dos baixinhos fantasiados.

Algumas figuras são verdadeiros símbolos do Halloween, como é o caso das bruxas, das caveiras, dos fantasmas, dos zumbis, dos monstros, dos vampiros e dos gatos pretos. Alguns personagens que conquistaram sucesso nos filmes de terror também ganham espaço na comemoração, como por exemplo, o Drácula e o Frankestein.

Halloween No Brasil

O Halloween é comemorado no Brasil, mas quem defende a cultura popular normalmente mantém uma resistência aos costumes ‘importados’ dos Estados Unidos. Para os críticos, o Dia das Bruxas desvaloriza o rico folclore brasileiro. Para os religiosos, a comemoração do dia 31 de outubro insulta os valores cristãos.

Agora que você já leu a matéria “31 de outubro: dia do halloween, origem da data”, se prepare para reunir os amigos e comemorar o dia das bruxas. Se você gosta de se fantasiar, saiba que existem muitas opções tanto para homens quanto para mulheres. Inspire-se e boa diversão.

Curiosidades do Halloween

• Diz a lenda que, se você quiser encontrar uma bruxa, deve vestir roupas do avesso e andar de costas na noite de halloween. Quando o relógio marcar meia-noite, você verá uma.

• Na Irlanda, local onde o halloween nasceu, as pessoas ainda seguem as tradições celtas e acendem fogueiras nas áreas rurais.

• No Brasil, o Dia do Saci também é comemorado em 31 de outubro.

Separamos um vídeo que conta de forma reduzida a história do Halloween, vale a pena conferir:


Top