Comemoração do Halloween pelo mundo

A comemoração do Halloween pelo mundo não acontece da mesma forma. Cada país celebra o dia das bruxas de uma maneira diferente, ou seja,…

Por Élida Santos em 10/10/2015

A comemoração do Halloween pelo mundo não acontece da mesma forma. Cada país celebra o dia das bruxas de uma maneira diferente, ou seja, cada nação tem os seus próprios hábitos e costumes no dia 31 de outubro. A data é celebrada principalmente nos Estados Unidos porém, a criação das festividades teve início da Irlanda.

Comemoração do Halloween pelo mundo. (Foto: Divulgação)

Comemoração do Halloween pelo mundo

O halloween começou a ser comemorado há 2500 anos, na Irlanda. Na época, os celtas acendiam fogueiras, usavam máscaras e distribuíam doces com o objetivo de homenagear os espíritos e também afastar as almas do mal. Esse evento era chamado de Samhain. O cristianismo foi o grande responsável por criar o “dia das bruxas”, pois ele difundiu a imagem de que os celtas promoviam o paganismo e invocavam os espíritos do mal nos rituais.

A origem do Halloween é uma só, mas a forma de comemorar varia de um país para o outro. Nos Estados Unidos, por exemplo, a data é muito influente e mobiliza praticamente todas as pessoas. Já no Brasil, o dia das bruxas não é tão celebrado e nem tem tantas raízes na nossa cultura.

Leia mais: 31 de outubro: Dia do Halloween, origem da data

Nos EUA, as crianças pedem doces nas casas. (Foto: Divulgação)

A comemoração do Halloween pelo mundo envolve brincadeiras, superstições, tradições, figuras simbólicas e costumes. Confira tudo sobre o dia das bruxas em diferentes países:

Halloween nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, o Halloween começou a ser festejado a partir de 1840 pelos imigrantes irlandeses, que haviam fugido de seus países por causa da fome que assolava o país. A tradição norte-americana manda as crianças vestirem fantasias e saírem pelas ruas pedindo doces.

A brincadeira de “Doces ou travessuras” é uma das principais formas de celebrar halloween. Ela originou-se de um antigo costume europeu, do século IX, cuja prática era chamada de “souling” (almejar). Era uma forma dos cristãos sair de vila em vila pedindo aos moradores os “soul cakes” (bolos de almas), que eram pequenos bolinhos feitos em formato quadrado de pão com groselha.

Ao receber um bolo, a pessoa deveria fazer uma oração por algum parente já falecido, da pessoa que doou os doces. Eles acreditavam que o morto estaria em algum purgatório após a sua morte, para se purificar e posteriormente entrar no céu.

Veja também: Conheça os principais símbolos do Halloween

O halloween americano é diversão garantida para as crianças. Em Nova York, o Central Park sempre tem uma programação especial no mês de outubro para celebrar a data, com direito a abóboras e shows temáticos. A cidade de Salem, que ficou conhecida por causa da perseguição às bruxas, também tem atrações especiais, como o baile de fantasias.

Londres também entra no clima do halloween. (Foto: Divulgação)

Halloween na Inglaterra

A Inglaterra também comemora o dia 31 de outubro com atrações especiais. A data representa uma ótima oportunidade para passear pelos lugares mais assustadores de Londres, como o London Dungeon e a trilha percorrida pelo Jack Estripador. Muitas abóboras e crianças fantasiadas também tomam conta da cidade.

Halloween na Irlanda. (Foto: Divulgação)

Halloween na Irlanda

A Irlanda disseminou a tradição do halloween pelo mundo e também comemora o dia 31 de outubro. Os irlandeses celebram o halloween com procissão de tochas, concursos e jogos, mas alguns ainda seguem a cultura do povo celta. Na Irlanda o Halloween foi criado pelos Celtas que chamaram de Samhain (final do verão). O evento é comemorado no dia 31 de outubro.

Halloween no Japão

No Japão, o costume de celebrar o dia das bruxas ainda é uma novidade. Tudo começou na década de 80, com a Parada do Halloween que tomou conta de Tóquio. A tradição se fortaleceu principalmente com o fenômeno cosplay. Os jovens japoneses se caracterizam de personagens de terror no dia 31 de outubro e desfilam pelas ruas.

A festa também dá o ar da graça no Japão. (Foto: Divulgação)

Halloween no Brasil

Os brasileiros comemoram pouco o halloween, mas quando celebram a data, se inspiram no dia das bruxas norte-americano. Por aqui, o dia 31 de outubro é o dia do Saci, o principal personagem do folclore brasileiro.

Agora que você já sabe como acontece a comemoração do Halloween pelo mundo, não se esqueça de se divertir bastante no dia 31 de outubro.

Veja a história de como começou o Halloween:

Top