30% dos brasileiros sofrem de mau hálito

Cerca de 30% dos brasileiros sofrem de mau hálito, sendo que na maioria das vezes o problema é causado pela falta de higiene bucal.…

Por Isabella Moretti em 07/09/2012

Cerca de 30% dos brasileiros sofrem de mau hálito, sendo que na maioria das vezes o problema é causado pela falta de higiene bucal. A halitose crônica afeta homens e mulheres de todas as idades, mas a incidência é ainda maior em idosos, que correspondem a 70% dos casos.

Entre os jovens, a incidência de mau hálito é de 37%. (Foto:Divulgação)

Grande parte dos brasileiros sofre de halitose

De acordo com a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), as pessoas mais velhas são mais afetadas pelo problema devido aos remédios que consomem durante esta fase da vida. Algumas drogas diminuem a saliva na boca, como é o caso do antidepressivo, causando assim o mau hálito.

A pesquisa realizada pela ABHA também revelou que a halitose é um problema sério entre os adolescentes brasileiros. O levantamento mostrou que 37% dos jovens entre 12 e 19 anos já tiveram mau hálito. Teoricamente eles parecem cuidar da higiene bucal: 31% só escovam os dentes duas vezes ao dia, 61% não usam fio dental e 63% notam sangramento na gengiva, uma pista de que a limpeza da boca não está sendo realizada adequadamente.

O mau-hálito parece um problema ainda maior entre os adolescentes que usam aparelho odontológico. O tratamento dificulta a higienização correta, causando assim a halitose. Estes jovens que apresentam mau hálito não sofrem apenas com problemas de saúde bucal, mas também são vítimas constantes de discriminação, isolamento social e distúrbios psicológicos.

Os cuidados com a saúde bucal podem evitar o mau hálito. (Foto:Divulgação)

O estudo realizado pela ABHA revelou ainda que 98% dos jovens que apresentam halitose não procuram ajuda de um profissional para solucionar o problema. Embora existam muitas causas para o mau hálito, cerca de 90% dos casos têm origem na boca.

Segundo o presidente da associação, nem todas as pessoas que sofrem de halitose não sabem escovar os dentes direito. Ele afirma que o problema pode ser causado também por pouca salivação, perturbações no estômago, alteração nas amígdalas e outros problemas dentários, como a gengivite.

Saiba mais: As principais causas do mau hálito

Como evitar mau hálito?

O mau hálito é um sinal de que alguma coisa no corpo não vai bem. Por isso, ao perceber os primeiros sinais da halitose, é necessário procurar um dentista e realizar o tratamento, que dura de três a seis meses.

Uma escovação correta evita a halitose. (Foto:Divulgação)

Algumas medidas simples podem ser adotadas para evitar o mau hálito. Veja:

– Comer a cada três horas estimula a salivação e, consequentemente, evita o mau hálito;

– É essencial fazer uma escovação para prevenir a halitose. Além de escovar os dentes, o indivíduo precisa limpar a língua e usar fio dental;

– Mascar chiclete sem açúcar após as refeições estimula a produção de saliva e ajuda a limpar a cavidade bucal, por isso o hábito é indicado;

– A ingestão de pelo menos dois litros de água por dia ajuda a evitar o mau hálito;

– Se a halitose persistir pode ser sinal de doença gástrica, então é necessário procurar o médico.

Veja também: Alimentos que evitam mau hálito

Top