O mau hálito, que recebe o nome técnico de halitose, é um problema muito desagradável. Muitas pessoas que sofrem desse mal acabam tendo vergonha de se relacionar com os que o cercam, o que resulta em diminuição de uma das principais qualidades do ser humano, que é a comunicação, e acaba levando à perda de oportunidades.
Sua causa mais frequente é a escovação errada, que não retira todos os resíduos alimentares que acabam presos entre os dentes e provocam uma inflamação da gengiva (gengivite), responsável pela origem do cheiro desagradável. Além disso, existem doenças que favorecem o aparecimento do mau hálito, dentre as quais podemos citar a diabetes, doenças febris e digestivas.
A prevenção acaba sendo a melhor ferramenta para não sofrer esse desconforto, além de ser também a principal forma de tratamento. Por isso é importantíssimo ficar atento com a higiene oral e saber escovar os dentes corretamente, além de usar enxaguantes bucais e fio-dental após cada escovação.
Outro fator importantíssimo que merece a devida atenção é a questão da alimentação, que pode tanto ser desencadeante do problema como também pode ajudar em sua prevenção de forma muito eficiente.
Alimentos que previnem o mau hálito
- Gengibre: funciona como um detergente natural, por estimular processos digestivos. Carregar umas balinhas de gengibre pode ser uma ótima opção para quem não consegue acrescentá-lo nas refeições.
- Iogurte diet: o iogurte natural e sem açúcar tem a capacidade de diminuir a concentração de gás sulfídrico, que é formado em decorrência dos processos anaeróbios do nosso corpo e é um dos responsáveis pelo mau cheiro.
- Suco de limão: o limão, assim como o gengibre, possui propriedades adstringentes, isto é, funciona como um verdadeiro “detergente” natural. Além do mais ele é bactericida e funciona como regulador do intestino, diminuindo assim o risco de eliminação de gases intestinais pelas vias respiratórias.
- Hortelã: além de ter um aroma muito agradável, essa erva também melhora o funcionamento de todo sistema digestivo. Ao ser mastigada, o suco formado pela saliva e o extrato de suas folhas, vai para o estômago, e assim acelera a digestão e, de quebra, a pessoa ainda ganha aquele gostinho bom e refrescante na boca.
- Água: a ingestão de muita água estimula as glândulas salivares a produzirem mais saliva, que tem a função de lavar a boca e eliminar os resíduos indesejáveis.
Não precisa mais passar por situações desagradáveis por causa do mau hálito, é só seguir as dicas alimentares e se assegurar de ter uma boa higiene bucal que esse problema irá desaparecer.