3 melhores APPS para medir a velocidade do seu 4G

Atualmente, é raro quem não fica conectado, pelo celular, e não acabe se incomodando com a velocidade da conexão. Embora os celulares estejam bem…

teste de velocidade

Atualmente, é raro quem não fica conectado, pelo celular, e não acabe se incomodando com a velocidade da conexão. Embora os celulares estejam bem mais rápidos, alguns contando já com o 4G, ainda existem fatores que impedem que a velocidade final seja 100%. 

Muitos ainda não sabem mas, no Brasil,  as operadoras de telefonia móvel não são obrigadas a fornecer 100% da velocidade contratada, só que isso não quer dizer que devemos permitir abusos. 

Dessa forma, caso perceba que a velocidade de conexão esteja bem abaixo da contratada, com certeza, vale ter um registro para poder reclamar no Procon.

Velocidade da internet

Primeiramente, é preciso entender alguns parâmetros importantes, antes de começar as medições, por exemplo:

  • Velocidade de internet 3G ou 4G: medida em megabits por segundo (sigla Mbps), assim, quanto maior o indicador, melhor a qualidade de internet, por isso, quando contratar o serviço de internet móvel, verifique os Mbps oferecidos.
  • Velocidade de download: corresponde ao tempo que será gasto para abrir sites, baixar músicas, vídeos…
  • Velocidade de upload: tempo que demora para enviar emails, links com fotos ou então posts para um site/blog.

Confira abaixo as 3 melhores apps para medir a velocidade do seu 4G

Speedtest

Sem dúvida, Speedtest é um dos apps de teste de velocidade mais recomendados e populares, bem simples de usar e totalmente gratuito, disponível tanto para Android como iOS. 

Na hora do teste, primeiramente, irá precisar desativar o Wi-Fi, isso porque, do contrário, ele que será analisado, e não o seu 4G, feito isso, é só abrir o app e permitir o acesso à sua localização, depois, então, é só clicar em “Iniciar” para poder ver a velocidade da sua internet móvel.

Em seguida, acima da tela, aparecerão os resultados, com um contorno vermelho, onde verá as velocidades de download, upload e também os indicadores de Ping e Jitter.

OpenSignal

O app OpenSignal também não tem muito mistério,. É bem simples de usar, além de completo e rápido, fazendo a medição em poucos segundos. Também possui versão para Android e iOS.

 Na hora do teste, primeiramente, terá que permitir que o app tenha acesso à sua localização, depois é só clicar em Start e começar a medição, recebendo, em poucos segundos os resultados. 

Super completo, OpenSignal oferece uma “bússola”, a qual indica os melhores locais para obter um sinal melhor e ainda possíveis redes de wi-fi por perto.

Netflix Fast Speed Test

Muita gente não sabe mas, disponível para versões web, Android e iOS, a Netflix possui um medidor próprio, Netflix Fast Speed Test, que permite que se calcule se a velocidade da internet está adequada para o serviço de streaming. 

Seu uso é bem simples, é só abrir as duas plataformas e a quantidade de Mbps é calculada automaticamente, depois, é só clicar em “mostrar mais informações”, onde poderá saber a latência e também a velocidade de upload.

Para garantir a eficácia do teste

Vale saber, no entanto que, para garantir a eficácia do teste, é preciso seguir alguns passos, são eles: 

  • Enquanto estiver fazendo o teste Não compartilhe a internet, pois isso influenciaria diretamente nos resultados.
  • Se certifique de ter fechado as demais apps do celular, evitando interferências externas.
  • Se certifique, também, de ter desligado o Wi-Fi, garantindo que a medição seja referente à sua internet móvel e não ao wi-fi.

Pronto, é isso! Como pode ver, é bem simples verificar se sua conexão corresponde ao que contratou. No mais, é ficar sempre de olho, seguindo nossas dicas!

Top