23 de abril: Dia Nacional da Educação de surdos

No dia 23 de abril é comemorado o dia nacional da Educação dos Surdos. A inclusão de crianças com problemas auditivos sempre gerou muita…

Por Editorial MDT em 23/04/2012

23 de abril: Dia Nacional da Educação de surdo.

No dia 23 de abril é comemorado o dia nacional da Educação dos Surdos. A inclusão de crianças com problemas auditivos sempre gerou muita polêmica, mas atualmente ganhou um novo espaço em nosso país. Atualmente a educação dos surdos é feita nas escolas junto com os demais alunos, com ajuda de uma interprete para todas as aulas de Língua Brasileira de Sinais (libra) e outras atividades específicas para surdos.

☰ CONTEÚDO

Inclusão social dos Surdos

A inclusão de pessoas com surdez na escola requer a busca de meios que beneficiem sua participação e seu aprendizado, tanto na sala de aula como no atendimento educacional especializado.

O aperfeiçoamento da escola em favor de todos os alunos é primordial. Os professores devem conhecer e usar a língua de sinais. Dessa forma a escola deve programar ações que possam ser compartilhadas por alunos em geral e os com surdez.

A educação do surdo exige muito mais do que a utilização de uma língua especial, os alunos com surdez necessitam de ambientes educacionais estimuladores, que estimulem o pensamento, explorem as capacidades deles em todos os sentidos. E mais do que isso, que façam com que eles sejam tratados com igualdade e respeito.

Aulas na faculdade com intérprete para surdos. Inclusão Social.

Língua de Sinais ou libras

Uma das formas de comunicação entre os surdos é a Língua de sinais. No Brasil, temos a língua de sinais brasileira, sendo que cada país tem formas parecidas e outras diferentes para a comunicação. Por meio dessa língua os surdos brasileiros podem trocar informações, expressar suas opiniões e também seus sentimentos.

É importante saber que não existe apenas a língua de sinais para a comunicação de deficientes auditivos, existem outras formas, como a leitura labial.

As libras são a segunda língua oficial no Brasil, sendo regulamentado pela lei nº 10.436/02.  Essa forma de falar é um suporte para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do portador de deficiência auditiva.

Dia Nacional da Educação de surdo

Esta data surge como forma de conscientização e cidadania. Existe também uma perspectiva de analisar o passado, para entender como chegamos até aqui e para onde queremos caminhar. Entender a surdez e tratá-la como algo normal é o que todos desejam. Principalmente no que diz respeito à educação digna e a interação social com a escola e as demais pessoas.

Alfabeto em LIBRAS.

Embora todas as mudanças em relação a atenção as pessoas portadoras de deficiência auditiva, existe ainda preconceito por parte de algumas pessoas. É muito importante que os surdos sejam tratados com carinho, respeito e dignidade, pois, são tão merecedores quanto cada um de nós. Valorize e apóie a melhoria das condições de educação para os surdos.

Top