Um dia depois da ocupação na Rocinha: Fotos da Operação

Imagem: Apu Gomes/Folhapress Para quem acompanha a longa batalha contra a violência, ver a ocupação das comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu,…

Imagem: Apu Gomes/Folhapress

Para quem acompanha a longa batalha contra a violência, ver a ocupação das comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, na zona sul do Rio de Janeiro foi um acontecimento e tanto, seja por seu simbolismo quanto por tudo que estava envolvido nessa ocasião, que teve atenção até mesmo da mídia internacional.

A operação “Choque de Paz” começou no último domingo (13) e envolveu grandes contingentes: 7 helicópteros, 18 blindados, 700 policiais militares, 160 policiais federais, 186 agentes da polícia federal, 146 agentes da policia rodoviária. O Bope esteve presente com 300 homens entrando na Rocinha por seis acessos enquanto 200 homens do Batalhão de Choque entraram nas outras comunidades. Uma ação que em total durou duas horas.

A operação apreendeu grande quantidade de objetos pertencentes ao crime organizado e ao tráfico de drogas: desde armamentos de pequeno porte até bazucas e misseis, munições variadas, radiotransmissores, material de laboratório de refino de drogas, centrais clandestinas de TV a Cabo, máquinas caça níqueis, carros, motos, camisas com inscrições da Polícia Civil, fardas do Exército, cartões de crédito e diversos outros materiais. Estes números são atualizados todos os dias em diversos balanços divulgados à mídia com frequência.

Com a ocupação das comunidades, serviços como coleta de lixo voltaram a funcionar assim como instituições públicas e privadas começam a se manifestar. Recentemente, a Caixa Econômica Federal anunciou que inaugurará duas novas agências, sendo uma no Vidigal e outra na Rocinha, além ainda de prestar atendimento em agências itinerantes. O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame também se referiu a implantação de novas UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora). A da Rocinha, por exemplo, de acordo com o secretário, contará com 900 policiais para atender às três comunidades.

Leia Também:  Pessoas mais inteligentes dormem tarde, diz estudo

Para lembrar o dia histórico, veja só algumas fotos do dia que com certeza será lembrado por muito tempo:

 

Top