22 de Março é o Dia Mundial da Água

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, comemoramos o Dia Internacional da Água, data criada especialmente para lembrar a importância que esse líquido possui em…

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, comemoramos o Dia Internacional da Água, data criada especialmente para lembrar a importância que esse líquido possui em nosso dia a dia e em nossa saúde, a fim de conscientizar a população mundial a usar este bem tão precioso de maneira mais inteligente e responsável.

22 de Março: Dia Mundial da Água (Foto: Divulgação)

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992, para reforçar a importância dela e conscientizar sobre a necessidade de cuidar deste bem natural. A importância da água em nossas vidas é tão grande, que se voltarmos e olharmos nossos antepassados, percebemos que desde os primórdios o homem sempre buscava se estabelecer em locais que estavam próximos a rios e mares, de modo que pudesse viver mais confortavelmente, garantindo assim seu sustento através da agricultura ou da pesca.

Água: Saiba Quais São Seus Benefícios

Declaração Universal dos Direitos da Água estipula medidas cautelosas para preservar este bem natural. (Foto: Divulgação)

Declaração Universal dos Direitos da Água

Após perceber a falta de responsabilidade da população mundial na utilização da água, a ONU ainda criou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que estipula algumas medidas cautelosas para proteger esse bem natural. Confira alguns dos tópicos mais importantes:

  • Devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
  • A água é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
  • A água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
  • O equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
  • Devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
  • Necessitamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
  • O homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Como usar a água com responsabilidade? (Foto: Divulgação)

Como usar a água com responsabilidade?

Para que a água continue cumprindo com seu papel, é necessário tomar algumas precauções, usando-a de maneira consciente para que ela não venha a faltar no futuro. Pequenas mudanças em hábitos do dia a dia já representam uma grande diferença. Saiba como usar a água com responsabilidade:

Leia Também:  Desenho dos Padrinhos Mágicos

Banheiro
Tome banhos rápidos e feche a torneira ao escovar os dentes/ fazer a barba. Não use o vaso sanitário como lixeira e regule a válvula de descarga, para que apenas a água necessária seja consumida.

Cozinha

Limpe bem os pratos e panelas antes de usar a água, deixando a torneira fechada ao ensaboar os utensílios. Use a máquina de lavar louça apenas quando estiver completa.

Lavanderia

Ligue a lavadora só quando ela estiver cheia. Reaproveite a água da chuva ou da máquina para lavar o chão.

Área Externa

Molhe as plantas com regador, lave o carro com balde e deixe seu jardim sem cimento, para que as chuvas abasteçam o solo.

Não se esqueça de fazer a manutenção dos canos e torneiras, para que não ocorram vazamentos e o famoso ‘pinga pinga’, que aos poucos joga fora muitos litros de água potável.

Doenças causadas por água contaminada

Top