domingo, 4 de dezembro de 2022 - 04/12/2022 04:46:06
MundodasTribos

Descubra como tirar a 1ª e a 2ª via CPF pela internet, de forma rápida, sem custo e livre de burocracia. O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento essencial para qualquer cidadão. Somente com ele em mãos é possível abrir conta no banco, renovar passaporte, comprar uma casa, se matricular numa faculdade e participar de concursos públicos.

Até pouco tempo atrás, as pessoas precisavam se dirigir até uma agência dos Correios, BB ou Caixa para solicitar o cartão do CPF, mediante ao pagamento de uma taxa de R$5,70. Hoje, a emissão é mais simples e acontece de forma digital.

O que este artigo aborda:

Como tirar CPF pela Internet?

Em 2012, a Receita Federal deu um grande passo nos seus serviços online. Ela passou a permitir a inscrição do CPF pela internet, de forma gratuita para maiores de 16 anos.

Qualquer pessoa pode tirar CPF pela internet, desde que tenha o título de eleitor em mãos. Para fazer a inscrição pública, basta acessar o site da Receita Federal e preencher um formulário, informando dados como nome completo, data de nascimento, sexo, número do título de eleitor, naturalidade, endereço, nome da mãe e telefone de contato. Ao final da ficha, é preciso clicar no botão “enviar”.

inscricao cpf internet

Acesse para fazer seu CPF.

Após essa etapa, o sistema da receita gera um protocolo, que permite acompanhar a solicitação de CPF online. Assim que a inscrição estiver pronta, o site fornecerá o número o Cadastro de Pessoa Física para consulta e impressão.

Depois de criar o CPF, o nome no contribuinte passa a fazer parte do banco de dados da Receita Federal do Brasil. O número gerado no ato da inscrição é único e definitivo, portanto, acompanhará o cidadão durante toda a sua vida civil.

Modificação de dados CPF online

O cidadão pode precisar mudar as suas informações cadastrais, especialmente em caso de casamento, divórcio ou mudança de endereço. Para fazer a alteração, é preciso procurar uma agência dos Correios, BB ou Caixa, além de pagar a taxa no valor de R$7,00.

2 Via CPF pela Internet

A descontinuação do cartão de CPF simplificou o serviço de segunda via do documento. Agora, as pessoas não precisam ir até uma agência dos Correios, BB ou Caixa para fazer a solicitação. Nem é preciso pagar uma taxa ou esperar para receber uma nova via em casa. Tudo acontece em poucos minutos no site do Fisco.

É comum o contribuinte imprimir o comprovante de inscrição do CPF e acabar perdendo o documento. Nesse caso, é possível resgatar o número com uma simples consulta através do site da Receita.

Imprimir 2ª via de CPF

Para emitir 2 via CPF pela internet, basta acessar o link de Impressão de Comprovante. Na sequência, preencha um pequeno formulário, com dados como CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e título de eleitor. Na tela seguinte, a Receita mostrará a frente e o verso do cartão, pronto para imprimir.

impressão do comprovante de inscrição no cpf

2ª via de CPF para quem declara IR

Quem declara imposto de renda pode emitir a segunda via do CPF através do portal eCAC. O processo é bem simples, exigindo apenas o número de CPF, data de nascimento e os números dos recibos das últimas declarações.

codigo de acesso ecac

Viu só como é simples gerar a segunda via do CPF? Coloque as dicas em prática e obtenha o seu documento em poucos minutos.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Chocolate Baton Personalizado

Chocolate Baton Personalizado

Franquia Puket

Franquia Puket

Vale Presente Americanas Maio 2010

Vale Presente Americanas Maio 2010

Correio da Bahia Online

Correio da Bahia Online

Extra de Rondônia Site, Notícias, Fotos

Extra de Rondônia Site, Notícias, Fotos

Papel de Carta para Imprimir

Papel de Carta para Imprimir