19 de setembro: Dia do Teatro

No dia 19 de setembro comemora-se o Dia do Teatro. Esta data é perfeita não só para assistir uma peça teatral, mas também para…

No dia 19 de setembro comemora-se o Dia do Teatro. Esta data é perfeita não só para assistir uma peça teatral, mas também para conhecer a história desta arte e descobrir algumas curiosidades a respeito da dramaturgia nos palcos. De qualquer forma, quem entra em contato com o teatro consegue se expressar melhor e adquire uma bagagem cultural muito maior.

A arte da dramatização reconhece a necessidade humana de se comunicar. (Foto:Divulgação)

As pessoas que frequentam o teatro ou participam da dramatização adquirem uma percepção diferente do mundo. Elas normalmente apresentam mais facilidade para se expressar de forma artística, independente da idade, cor ou classe social.

Um pouco sobre a história do Teatro

A palavra teatro vem do grego “theaomai”, que significa experiência intensa e envolvente para descobrir um significado mais profundo. Com este conceito, o teatro nasceu na Grécia Antiga, sendo usado como um meio de louvar o Deus do Vinho, Dionísio, a cada nova safra.

Embora o teatro tenha se consolidado na civilização grega, a arte já faz parte do desenvolvimento humano desde os tempos mais remotos. O homem das cavernas era adepto ao teatro primitivo, caracterizado pelas danças coletivas sobre as questões que faziam parte da sua rotina. Além de simbolizar uma forma de ritual de celebração, o teatro surgiu como uma consequência da necessidade de comunicação do homem.

O culto ao Deus Dionísio, realizado pelos gregos, consistia em encenar uma tragédia e depois sacrificar um bode, para que as pessoas vivenciassem a experiência da catarse. A dramatização pública na Grécia serviu de espaço para que muitos autores contassem suas histórias, como por exemplo, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Outro gênero de representação que se consolidou entre os gregos foi a comédia, que ao contrário da tragédia, tinha como objetivo fazer uma crítica social.

Depois que o Império Romano dominou a Grécia, o teatro começou a ser difundido em diferentes partes do mundo. Na Idade Média, as apresentações se tornaram populares porque levavam alegria para os vilarejos. Nesta época, o teatro também era encenado nas igrejas que adotavam temáticas religiosas. Já na Idade Moderna, o teatro foi beneficiado por grandes nomes da literatura, como Shakespeare.

Teatro Municipal de São Paulo. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Teatros em São Paulo – Endereços, telefones

O tetro surgiu no Brasil durante o século XVI, como uma forma de pregação da fé dos jesuítas. A dramaturgia de catequese prevaleceu por muito tempo, até que as narrativas foram inovadas. Bem mais tarde, durante a Ditadura Militar, o teatro brasileiro sofreu um retrocesso por causa da censura.

Curiosidades sobre o Teatro

– Os atores da Grécia Antiga usavam máscaras para interpretar os papéis femininos;

– O teatro com maior capacidade de público é o Renmin Dahuitagn, em Pequim, na China;

– O maior teatro a céu aberto é a Cidade-Teatro de Fazenda Nova, situada no interior de Pernambuco. No local acontece anualmente a encenação da Paixão de Cristo;

– Pesquisas recentes apontam que os gregos não foram os únicos precursores do teatro, os egípcios, indianos e os chineses também já praticavam esta arte;

– O Centro Argentino de Teatro Ciego, em Buenos Aires, é cenário para encenação de peças teatrais no escuro para que as pessoas desfrutem de uma nova experiência sensorial. O espetáculo é feito por cegos ou destinados aos cegos.

Veja também: Cursos gratuitos de teatro SP 2012

Os atores, o cenário e o figurino dão vida a uma narrativa. (Foto:Divulgação)


Top