11 de junho: Dia da Marinha Brasileira

No dia 11 de junho comemora-se o Dia da Marinha do Brasil. Esta data comemorativa serve para relembrar a trajetória da força armada, ou…

O Dia da Marinha Brasileira serve para homenagear os oficiais e as suas conquistas.

No dia 11 de junho comemora-se o Dia da Marinha do Brasil. Esta data comemorativa serve para relembrar a trajetória da força armada, ou seja, suas grandes conquistas e sua importância para o País. A Marinha se responsabiliza por todas as operações navais, sendo mais antiga do que o Exército e a Aeronáutica.

Desde que o Brasil foi descoberto, no ano de 1500, a Marinha tem desempenhado papel essencial na história e no desenvolvimento do País. O mar brasileiro já foi cenário de muitos conflitos, nos quais os oficiais lutaram bravamente pela independência e também para proteger o território. A Marinha participou de duas Guerras Mundiais representando o Brasil e lutou outras grandes batalhas.

O Poder naval brasileiro não é recente, os primeiros passos para a sua criação foram dados em 1736, quando Dom João V, que estava em Portugal,  ordenou a fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha.

Quer se tornar um oficial? Saiba mais: Inscrições Marinha do Brasil

Origem do Dia da Marinha do Brasil

O dia 11 de junho relembra uma das mais importantes batalhas da Marinha.

O dia 11 de junho foi escolhido para homenagear a Marinha do Brasil devido a Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu nesta mesma data, só que no ano de 1865. Este acontecimento foi um dos mais marcantes para a esquadra brasileira, que se manteve em combate por mais de oito horas e venceu a força paraguaia. Esta batalha foi determinante para a Guerra da Tríplice Aliança, sendo que os oficiais brasileiros foram comandados pelo Almirante Barroso.

A importância da Marinha do Brasil

Além de garantir a segurança no mar, a Marinha também realiza outras ações em prol da sociedade.

Apesar de quase não existir probabilidade de conflitos no litoral brasileiro atualmente, a Marinha continua desempenhando papel importante em defesa da pátria. Ela se compromete em manter a segurança das pessoas, a preservação do mar, o cumprimento das leis e a defesa do território de qualquer ameaça.

Continuar Lendo  Consulta Segunda via da Conta Oi Fixo

A Marinha Brasileira tem procurado aumentar a visibilidade das suas tarefas, para que os brasileiros possam compreender a importância desta força armada. Hoje, o poder naval se revela pronto para atuar em qualquer tipo de emergência nas águas do Brasil e ainda participa de missões em prol do bem da sociedade.

O papel da Marinha é tão relevante devido ao tamanho da fronteira marítima do País, que atinge 8.500 quilômetros. Qualquer problema que aconteça nas águas, os marinheiros estão prontos para agir, mantendo a segurança do tráfego aquaviário e fazendo o patrulhamento. Dentro da missão da força armada, também é importante destacar a assistência médico-hospitalar prestada através dos “Navios da Esperança”, que cuidam da saúde de pessoas carentes.

Veja também: Curso de Oficial da Marinha Mercante

Top