11 de junho: Dia da Marinha Brasileira

11 de junho: Dia da Marinha Brasileira

Isabella Moretti 11/06/2012 Notícias

O Dia da Marinha Brasileira serve para homenagear os oficiais e as suas conquistas.

No dia 11 de junho comemora-se o Dia da Marinha do Brasil. Esta data comemorativa serve para relembrar a trajetória da força armada, ou seja, suas grandes conquistas e sua importância para o País. A Marinha se responsabiliza por todas as operações navais, sendo mais antiga do que o Exército e a Aeronáutica.

Desde que o Brasil foi descoberto, no ano de 1500, a Marinha tem desempenhado papel essencial na história e no desenvolvimento do País. O mar brasileiro já foi cenário de muitos conflitos, nos quais os oficiais lutaram bravamente pela independência e também para proteger o território. A Marinha participou de duas Guerras Mundiais representando o Brasil e lutou outras grandes batalhas.

O Poder naval brasileiro não é recente, os primeiros passos para a sua criação foram dados em 1736, quando Dom João V, que estava em Portugal,  ordenou a fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha.

Quer se tornar um oficial? Saiba mais: Inscrições Marinha do Brasil

Origem do Dia da Marinha do Brasil

O dia 11 de junho relembra uma das mais importantes batalhas da Marinha.

O dia 11 de junho foi escolhido para homenagear a Marinha do Brasil devido a Batalha Naval do Riachuelo, que ocorreu nesta mesma data, só que no ano de 1865. Este acontecimento foi um dos mais marcantes para a esquadra brasileira, que se manteve em combate por mais de oito horas e venceu a força paraguaia. Esta batalha foi determinante para a Guerra da Tríplice Aliança, sendo que os oficiais brasileiros foram comandados pelo Almirante Barroso.

A importância da Marinha do Brasil

Além de garantir a segurança no mar, a Marinha também realiza outras ações em prol da sociedade.

Apesar de quase não existir probabilidade de conflitos no litoral brasileiro atualmente, a Marinha continua desempenhando papel importante em defesa da pátria. Ela se compromete em manter a segurança das pessoas, a preservação do mar, o cumprimento das leis e a defesa do território de qualquer ameaça.

A Marinha Brasileira tem procurado aumentar a visibilidade das suas tarefas, para que os brasileiros possam compreender a importância desta força armada. Hoje, o poder naval se revela pronto para atuar em qualquer tipo de emergência nas águas do Brasil e ainda participa de missões em prol do bem da sociedade.

O papel da Marinha é tão relevante devido ao tamanho da fronteira marítima do País, que atinge 8.500 quilômetros. Qualquer problema que aconteça nas águas, os marinheiros estão prontos para agir, mantendo a segurança do tráfego aquaviário e fazendo o patrulhamento. Dentro da missão da força armada, também é importante destacar a assistência médico-hospitalar prestada através dos “Navios da Esperança”, que cuidam da saúde de pessoas carentes.

Veja também: Curso de Oficial da Marinha Mercante

Outros artigos

Achievement Unlocked 2 – Jogos online

29/10/2011

Achievement Unlocked 2 – Jogos online

Controle um elefantinho azul que deve explorar muitos mapas para recolher dinheiro, que poderá ser trocado por Achivements, que são as já conhecidas conquistas dos v...

Promoção Sua Arena LG

10/03/2014

Promoção Sua Arena LG

Você anda querendo renovar a lista de eletrodomésticos e de eletroeletrônicos que possui em sua casa, contando com aparelhos novos e de alta qualidade? Então, não de...

Mitomania: saiba mais sobre o problema

14/06/2013

Mitomania: saiba mais sobre o problema

Apesar de não ser uma coisa que alguém se orgulhe, no fundo todo mundo já acabou falando uma mentirinha em determinado momento da vida. Infelizmente a mentira é algo...