08 de maio: Dia do artista plástico

O artista plástico sabe como expressar sua criatividade através de suas obras, como desenhos, esculturas, colagens, gravuras e pinturas. Diante de tanta habilidade com…

Por Isabella Moretti em 08/05/2012

O artista plástico busca novas oportunidades no mercado de trabalho.

O artista plástico sabe como expressar sua criatividade através de suas obras, como desenhos, esculturas, colagens, gravuras e pinturas. Diante de tanta habilidade com os trabalhos, o profissional que atua na área de Artes plásticas ganhou um dia em sua homenagem.

O dia 8 de maio serve de pretexto para parabenizar os artistas plásticos pelo talento e dedicação. Graduados ou não, eles continuam mantendo a Arte viva, por mais que a produção artística não seja tão valorizada como deve.

Recentemente a Arte Plástica passou a ser valorizada no cenário da informática, por isso muitos artistas estão se aprimorando para trabalhar com multimídias, ou seja, ilustrações e desenhos animados.

Saiba mais: Curso de Artes Plástica a distância 

O perfil do artista plástico

Viver de arte não é tarefa fácil, afinal, a venda de quadros e esculturas de artistas anônimos não costuma ser valorizada. No entanto, existem pessoas que conseguem aproveitar a formação em Artes Plástica para se posicionar no mercado de trabalho, como é o caso do professor de ensino básico e do restaurador de peças antigas. O artista plástico também encontra oportunidades de emprego em galerias, museus, mostras e exposições.

Para se destacar na área de artes plásticas, é necessário ter talento e criatividade. O profissional vai lidar com vários tipos de materiais para fazer os seus trabalhos, como papéis, tinta, gesso, madeira e argila. Caso a intenção seja modernizar as obras, o artista deve conhecer as novas tecnologias para elaborar as suas produções, como por exemplo, os softwares de computador.

Ao lidar com softwares de imagem,o artista plástico valoriza ainda mais o seu trabalho.

A área gráfica garante grandes oportunidades para o artista plástico contemporâneo, que poderá desenvolver a identidade visual de produtos e até mesmo aprender técnicas de animação. Na verdade o profissional da área de artes pode se posicionar bem no mercado se ele transferir a sua criatividade para o mundo virtual, influenciando em áreas como design e publicidade. No entanto, para desenvolver novas habilidades, é necessário fazer cursos apropriados.

O curso de Artes Plásticas tem duração média de quatro anos e prepara o profissional para atuar em diferentes áreas. Apesar da maioria das instituições oferecerem a formação em licenciatura, há universidade que investem em novas habilitações para melhorar as oportunidades no mercado de trabalho, como é o caso da animação gráfica.

Veja também: Cursos de Artes Plásticas – onde fazer, faculdades

O aluno de Artes Plásticas participa de aulas teóricas e práticas, adquirindo desta forma conhecimentos sobre as principais correntes artísticas, filosofia, semiótica, comunicação, desenhos, imagens digitais e pintura. Nas instituições públicas, o processo seletivo inclui um teste de aptidão para montar as turmas do curso de graduação.

Os artistas plásticos procuram manter a Arte viva.

 

Top