10 opções de revestimentos sustentáveis

As pessoas estão demonstrando cada vez mais preocupação com o meio ambiente, principalmente depois que o aquecimento global se revelou uma ameaça para a…

Por Isabella Moretti em 19/05/2013

As pessoas estão demonstrando cada vez mais preocupação com o meio ambiente, principalmente depois que o aquecimento global se revelou uma ameaça para a vida na Terra. Os produtos também começaram a assumir este compromisso, como é o caso dos revestimentos sustentáveis.

Formica Real Color. (Foto:Divulgação)

O revestimento é responsável por proteger as superfícies, como chão e parede. Para cumprir esta tarefa, o material precisa ser resistente e duradouro. O produto usado para revestir também é fundamental para definir a estética de um ambiente.

Já existem muitas opções de revestimentos ecológicos no mercado. Estes produtos possuem um fator em comum: seus processos de fabricação e materiais não prejudicam o meio ambiente.

Saiba mais: Material de construção sustentável: quais são

Revestimentos sustentáveis: 10 opções

Confira a seguir algumas sugestões de revestimentos sustentáveis que podem ser incorporados à reforma ou construção:

1. Formica Real Color
Disponível em várias cores, este material é composto por camadas de papel decorativo. As placas são resistentes à umidade, não desbotam e oferecem facilidade para o corte.

2. Pisos de bambu EcoTec Bamboo
O bambu é um material ecologicamente correto, afinal, trata-se de um recurso renovável. Ele garante a fabricação de pisos resistentes, com estabilidade e tonalidades naturais.

3. CorkComfort, da Parquet União
O CorkComfort é um revestimento feito com cortiça aglomerada e está disponível em seis tonalidades diferentes. O material se revela excelente no isolamento térmico e acústico. Também se destaca por ser resistente aos impactos e ter rápida instalação.

4. Madeira Corteccia
A Madeira Corteccia foi desenvolvida com o objetivo de forrar as paredes de maneira sustentável. Ela pode ser usada em ambientes externos ou internos para impor um ar de sofisticação.

Slim Plastt. (Foto:Divulgação)

5. Slim Plastt
O Slim Plastt é considerado um azulejo sustentável. As peças são 100% recicláveis e deixam o ambiente com uma estética colorida. As estampas se destacam pela exclusividade e o material é famoso pela fácil aplicação.

6. Pastilhas Rec- 65, da Atlas
Estas pastilhas, desenvolvidas pela Atlas, reaproveitam 65% dos resíduos de sua própria produção. As peças podem ser usadas para revestir pisos e paredes, externos ou internos.

7. Pastilhas de coco, da Pastilhart
As pastilhas são fabricadas com fibra de coco, um material sustentável. O revestimento com as peças adquire um aspecto rústico e sofisticado.

8. Laminados de madeira Ambience, da Eucatex
Os laminados de madeira Ambience são ecologicamente corretos, apresentam durabilidade e padrões exclusivos.

9. Madeira de demolição
A madeira de demolição é um revestimento rústico e de origem natural. Ela se destaca como um produto sustentável porque faz o reaproveitamento da matéria-prima e evita a destruição de florestas.

Revestimento Vime, da Mosarte. (Foto:Divulgação)

10. Revestimento Vime, da Mosarte
As placas de vime podem ser usadas para revestir diferentes ambientes, tornando as paredes rústicas e aconchegantes.

Veja também: Revestimentos naturais para casa

Top