10 músicas que ajudam nos estudos

10 músicas que ajudam nos estudos

Conheça 10 músicas que ajudam nos estudos e que podem ser bastante úteis na preparação para concursos públicos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o…

Por Andre em 10/08/2015

Conheça 10 músicas que ajudam nos estudos e que podem ser bastante úteis na preparação para concursos públicos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o vestibular e até mesmo para as provas do colégio ou da faculdade.

10 músicas que ajudam nos estudos (Foto Ilustrativa)

A maioria das pessoas prefere estudar em ambientes calmos e silenciosos, pois assim fica mais fácil se concentrar na leitura e nos conteúdos que estão sendo estudados. Mas nem sempre essa tática pode ser benéfica.

É que ao estudar em um local sem barulhos, você se acostuma com esse tipo de ambiente, e na hora da prova, se houver algum barulho no local ou nas proximidades, pode ser difícil conseguir se concentrar em meio aos ruídos.

Dicas de como estudar e passar no vestibular

10 músicas que ajudam nos estudos

Ao estudar ouvindo músicas, você se acostuma com os ruídos do ambiente, evitando que tais barulhos atrapalhem na hora da prova (Foto Ilustrativa)

Para evitar problemas de concentração devido a barulhos, uma dica interessante é adquirir o hábito de estudar ouvindo música, pois assim você vai se adaptando, aos poucos, a um ambiente com ruídos, e na hora da prova não terá prejuízos caso haja barulho no local.

Além de acostumar o ouvido aos barulhos, ouvir música enquanto estuda é algo que também pode trazer outras vantagens. Segundo especialistas na área de memorização, tal atitude oferece benefícios para a modulação da frequência mental e o estímulo da concentração.

Além disso, as músicas também podem aumentar a capacidade de concentração (Foto Ilustrativa)

Se você gostou da ideia e quer testá-la, confira, a seguir, algumas dicas de músicas que ajudam a estudar:

  1. “Wake Me Up” – Avicii
  2. “Tears On Love” – Yiruma
  3. “May It Be” – Enya
  4. “Love Me Like You Do” – Ellie Goulding
  5. “Concerto No. 23 in a Major for the piano” – Wolfgang Amadeus Mozart
  6. “Symphony No. 40 in G Minor” – Wolfgang Amadeus Mozart
  7. “Le Quattro Stagioni” – Antonio Vivaldi
  8. “Over the Rainbow/Simple Gifts” – The Piano Guys
  9. “Felicity” – Sungha Jung
  10. “Fix You/Clocks” – Simply Three

Dicas para estudar em grupo

Estilos de músicas e o volume

Mas para tanto, é preciso escolher as músicas certas e ajustar o volume (Foto Ilustrativa)

Entre as canções que ajudam a melhorar a concentração, podem haver diferentes estilos musicais. É preciso testar canções variadas para verificar aquelas que melhor se adaptam ao seu caso, permitindo que você estude enquanto as ouve, sem que isso te atrapalhe (tente músicas instrumentais, com voz, etc).

Dicas para melhorar a concentração

Com relação ao volume, isso também varia de pessoa para pessoa, mas de maneira geral, o mais indicado é que o som seja baixo (se for o caso, teste diferentes níveis de volume, para saber com qual você se adapta).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top