Dicas para estudar em grupo

Você tem dificuldades de concentração ou gosta de tirar dúvidas com colegas para entender melhor as matérias? Estudar em grupo pode ser uma opção…

Você tem dificuldades de concentração ou gosta de tirar dúvidas com colegas para entender melhor as matérias? Estudar em grupo pode ser uma opção para aprender com mais facilidade ao contar com o apoio dos amigos. O mais adequado é reunir um grupo de até cinco pessoas para estudos em conjunto pelo menos uma vez por semana e não apenas somente um dia antes da prova. Conheça outras dicas para esse tipo de estudo:

Com o trabalho em grupo, cada um pode contribuir com os estudos (Foto: divulgação)

Dicas para estudar em grupo

Entre as dicas para estudar em grupo destaca-se a necessidade de discutir com os colegas regras para que ninguém deixe de prestar atenção ao assunto discutido e não se disperse em conversas paralelas. É preciso também selecionar um lugar que seja mais acessível para os participantes do grupo, que pode ser tanto uma sala de aula da própria escola, a residência de um dos alunos, ou ainda uma biblioteca. Durante os estudos, deixe uma garrafa de água perto para que ninguém precise se levantar toda hora para ir beber água.

Tire suas dúvidas com os colegas (Foto: divulgação)

Sugestões para estudar em grupo

Outras sugestões para estudar em grupo é confirmar uma data em que todos possam participar e lembrar-se de sempre avisar a todos os participantes, caso tenha que mudar a data por algum motivo. Em tempos de Facebook, mesmo nas férias é fácil conseguir encontrar os amigos para marcar os estudos, ainda mais se for para ano de vestibular, em que os estudantes precisam se dedicar ainda mais para os exames. O ideal é que estudem entre três e quatro horas para que o rendimento não caia.

Escolha um lugar agradável e de fácil acesso para os estudos (Foto: divulgação)

Os estudos em grupo também requerem a confecção de um cronograma para que cada um possa se programar melhor. Leve as dúvidas para serem tiradas com o grupo, mas caso queira somente fazer uma revisão das disciplinas ou a leitura de algum ponto, o melhor é efetuar isso individualmente. Estude em conjunto, as matérias que forem comuns para os membros do grupo, por exemplo, se os estudos forem para o vestibular e você tiver que dar mais atenção a determinadas matérias, deixe para ver com o grupo o que for cair na prova de todos. Diversos benefícios do estudo em grupo fazem com que esse tipo de reunião valha a pena, além disso, você pode conferir dicas de como estudar para o vestibular, se este for o foco do grupo.

Continuar Lendo  MEC divulga resultado SISU meio do ano 2015

Top