10 dicas para administrar bem o seu tempo

Se planejar é uma fórmula antiga e que dá certo sempre para quem quer poder aproveitar o máximo possível de tempo. A organização faz parte desse processo. […]

Por Redacao em 12/12/2011

A pessoa trabalha, faz academia, estuda e ainda cuida de marido e filhos. De repente, ela larga o emprego, enjoa de malhar, decide parar um pouco os estudos para se dedicar à família. No meio disso tudo, ela jura por Deus e o mundo que “não têm tempo para nada”. Como pode isso? Essa é uma história inventada, mas muitas pessoas se encaixam nessa realidade simplesmente porque não sabem administrar bem o seu dia. Se você tem esse perfil, saiba dez dicas que podem te ajudar a melhorar a distribuição das tarefas durante as horas disponíveis.

Organização e planejamento devem ser a ordem do dia

Veja 10 dicas para administrar bem o tempo

Primeira dica – A velha agenda não está aposentada, para isso, use uma, seja ela física ou virtual, para ter uma ideia dos principais compromissos daquele mês ou daquela semana. Isso ajudará a ter uma noção dos dias e horários que serão ocupados por alguma atividade.

 

Saber o que vai fazer e colocar isso no papel é um grande passo

Segunda dica – Faça um planejamento cada dia e inclua tudo o que fará: ida ao mercado, ao trabalho, à academia, à escola dos filhos. Tudo deve estar aqui.

O improviso deve ser deixado de lado, tudo deve estar planejado

Terceira dica – É preciso colocar limites para si. Se no planejamento há horário de início para tudo, também deve ter para o fim e isso deve ser respeitado sem pestanejar.

Quarta dica – Tenha também um pouco de flexibilidade. Todos sabemos que os planejamentos podem ser comprometidos por imprevistos, por isso, tenha capacidade de aceitar que naquele dia não pôde fazer tal atividade. Isso é perfeito para não se culpar.

Quinta dica – Estando aberto a mudanças, caso o que foi agendado não tenha dado certo por conta de força maior, reorganize tudo novamente.

Sexta dica – Horário para lazer, escutar música, ler aquele livro e conversar com pessoas também deve existir, portanto, ele entra na agenda também.

Sétima dica – Não atropele o tempo, ele é o melhor amigo e deve ser administrado. Tenha consciência, portanto, das atividades que serão realizadas e do tempo que elas despenderão, assim, fica mais fácil.

Oitava dica – Não despreze aqueles minutinhos entre uma atividade e outra, dê valor a eles, pois eles devem ser cumpridos.

Nona dica – O tempo que resta entre um horário e outro é um passo para se perder em meio ao cronograma, portanto, a disciplina é importante para não ter atrasos.

Décima dica – Se o esquecimento das reuniões, dos encontros, das ligações e tudo mais é o grande vilão, então use métodos que fazem você lembrar-se de algo, para isso, use o despertador do celular, por exemplo.

Top