10 de junho: Dia da Língua Portuguesa

No dia 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. Esta ocasião serve para relembrar as grandes conquistas do idioma e os autores…

Por Isabella Moretti em 10/06/2012

Existem mais de 235 milhões de falantes de língua portuguesa no mundo.

No dia 10 de junho, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. Esta ocasião serve para relembrar as grandes conquistas do idioma e os autores que revolucionaram a literatura. Mais de 235 milhões de pessoas falam português em todo o mundo, por isso a língua é tão importante e respeitada.

A Língua Portuguesa no mundo

A língua portuguesa é considerada um verdadeiro patrimônio, servindo para que as pessoas possam se expressar e se comunicar através da fala e da escrita. Importante para a formação da cultura, ela compartilha dos mesmos signos em vários países. Recentemente, com a implantação das novas regras de ortografia, a língua portuguesa foi ‘unificada’, ou seja, deixou de ter variações no mundo.

Saiba o que mudou no idioma: Novas regras ortográficas da língua portuguesa

Os países que adotam o português como língua oficial são: Portugal, Brasil, Ilha da Madeira, Moçambique, Arquipélago dos Açores, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Só no território brasileiro, se encontram 80% dos falantes.

No ranking das línguas mais faladas do mundo, o português ocupa a sétima posição.

A língua oficial do Brasil, uma herança dos colonizadores portugueses, é considerada uma das mais difíceis de aprender, principalmente sobre o ponto de vista gramatical. Mas, apesar de uma gramática complexa, ela possui a sua beleza e conquistou respeito em todo o mundo. No ranking das línguas mais faladas do mundo, o português ocupa a sétima posição.

As pessoas interessadas em conhecer a diversidade do idioma podem visitar o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, que possui um grande acervo que mostra os principais títulos publicados no idioma, utilizando recursos tecnológicos. Os visitantes do museu apreciam a exposição e adquirem novos conhecimentos a respeito deste patrimônio imaterial.

Veja também: Olimpíada de Língua Portuguesa 2012 – inscrições

Origem do Dia da Língua Portuguesa

Luiz Vaz de Camões.

O Dia da Língua Portuguesa é uma homenagem a Luiz Vaz de Camões, que faleceu no dia 10 de junho de 1580. Considerado um dos maiores poetas da Literatura Internacional, o autor português participou de aventuras marítimas e escreveu grandes obras em letras portuguesas, como “Os Lusíadas”.

Curiosidades sobre a Língua Portuguesa

– O ensino da Língua Portuguesa é obrigatório nos países que compõem o MERCOSUL;

– Existem países que falam o português não oficialmente, como Macau, Estado de Goa e Timor Leste;

– Piauiense é a palavra em português com o maior número de vogais em sequência;

– Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico é a maior palavra da língua portuguesa, com 46 letras;

– A última palavra do dicionário Aulete é zwinglianismo.

 

Top