Olimpíada de Língua Portuguesa 2012: inscrições

Neste ano, será realizada a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento, que tem caráter bienal (ocorre de dois em dois aons),…

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma ótima oportunidade para você, professor, despertar o interesse pelo conhecimento em seus alunos.

Neste ano, será realizada a terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento, que tem caráter bienal (ocorre de dois em dois aons), promove um concurso de produção de texto entre alunos da rede pública de ensino de todo o país.

A competição surgiu dando seguimento ao Programa Escrevendo o Futuro, desenvolvido pelo Cenpec e pela Fundação Itaú Social. A iniciativa visava à mobilização de professores por meio de um concurso de produção textos e, em suas três edições, foi totalmente voltada para docentes da 4ª e 5ª série do Ensino Fundamental.

Em 2007, o programa ampliou sua abrangência graças à parceria firmada com o MEC (Ministério da Educação). Com o envolvimento de um maior número de séries, ele ganhou o nome de Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e passou a fazer parte do Plano de Desenvolvimento da Educação.

O concurso tem origem no Programa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Social.

Em 2010, ano de sua segunda edição, o concurso teve mais de 140 mil professores inscritos e cerca de 7 milhões de alunos. Com esses números, ele conseguiu atingir 66 mil escolas de 5.498 municípios, o que representa 99% do total de cidades espalhadas pelo país (são mais de 5.600 municípios).

A divulgação do projeto é feita através de parcerias que a Fundação Itaú Social mantém com outras instituições, como a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), o Canal Futura e a Rede Globo.

Olimpíada de Língua Portuguesa 2012 – Inscrições

As inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa 2012 vão até o dia 20 de maio.

O período de inscrições para a edição 2012 da Olimpíada de Língua Portuguesa já foi aberto. Os professores interessados em garantir a sua participação e a de seus alunos no concurso devem fazer um cadastro no site oficial do programa.

Leia Também:  Cursos menos concorridos Fuvest

Neste ano, a Olimpíada será dividida nas seguintes etapas:

  • Poema – alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental;
  • Memórias literárias – alunos do 7º e 8º do Ensino Fundamental;
  • Crônica – alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio;
  • Artigo de opinião – alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.

Cronograma

As inscrições para o programa terminam no dia 20 de maio. Abaixo, você pode conferir o cronograma com as datas de cada uma das etapas do concurso.

  • 19/03 a 31/08 – oficinas nas escolas;
  • 03/09 – eliminatória nas escolas;
  • 10/09 a 21/09 – eliminatórias municipais;
  • 22/09 a 17/10 – eliminatórias estaduais;
  • Nos meses de novembro e dezembro ocorrem as eliminatórias regionais e nacionais, respectivamente.

Inscreva-se, pois essa, sem dúvida, é uma ótima oportunidade para você despertar o interesse pelo conhecimento e pela cultura em seus alunos.

Top