Vazamento de água, como detectar

PUBLICIDADE
Em tempos de crise economizar é a lei. (Foto:Divulgação)

No mundo todo parece que ninguém mais tem dúvida da necessidade de economizar água e combater o desperdício. Com algumas dicas simples e eficientes conseguimos detectar vazamento de água e acabar com dores de cabeça com as contas no final do mês.

Dicas de como detectar vazamento de água

Uma das maneiras bem simples de saber se há problema nos encanamentos é despejar uma colher de pó de café usado dentro do vaso sanitário, se ele ficar inteiro está tudo bem, mas se ele ficar cortado por filetes de água é um sinal de que há vazamentos nos canos.

O vazamento pode estar nos canos alimentados pela caixa d’água. Para saber feche todas as torneiras de casa, desligue os aparelhos e não use os vasos. Feche bem a torneira de boia da caixa, impedindo a entrada da água. Marque, na própria caixa, o nível da água e após uma hora verifique se ela baixou.

PUBLICIDADE

Outra maneira fácil é fechar o registro de água na casa e colocar um copo cheio no bico de uma torneira aberta. Se a quantidade de água diminuir é porque há vazamentos. Ou seja, há um cano furado entre a torneira e o relógio de água, como sobra espaço a água do copo é sugada.

É possível também verificar pelo hidrômetro. Deixe os registros na parede abertos, feche bem as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não utilize os sanitários. Anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso acontecer há vazamento.

Canos furados ou quebrados podem  gerar infiltrações, saiba como cuidar desse problema lendo: Infiltrações : Como resolver.

Alguns deles podem ocorrer nas torneiras e para identificá-los é simples. Feche todas as torneiras e caso fiquem pingando é sinal de problema. O ideal é trocar o “courinho”.

De gota em gota, o desperdício pode ser imenso. (Foto:Divulgação)

O problema pode ser encontrado nos hidrômetros, canos alimentados pela rede da Sabesp ou pela caixa d’água, reservatórios subterrâneos de edifícios, torneiras ou vasos sanitários. O importante é identificar a causa e sanar os problemas, afinal não dá para ficar desperdiçando água.

 

PUBLICIDADE
O jeito é arrumar. (Foto:Divulgação) 

Saiba como evitar esse e outros problemas lendo: Encanamento: Como evitar vazamento e outros danos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.