Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler

Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler – Estudos do mundo inteiro apontam que a criança que lê e possui contato com a…

Por Editorial MDT em 15/05/2015

Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler – Estudos do mundo inteiro apontam que a criança que lê e possui contato com a literatura desde pequena, sobretudo se for com o acompanhamento dos pais, é favorecida em vários sentidos: ela aprende melhor, articula melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler

A leitura frequente auxilia na interação com o mundo da escrita. A proximidade com esse mundo, por sua vez, promove o aprendizado e auxilia em todas as matérias, já que o principal instrumento para este é o livro didático. Além disso ler ainda é importante porque ajuda a memorizar a escrita correta das palavras.

Pessoas habituadas à leitura desde criança torna-se muito mais preparada para os estudos, para os afazeres e consequentemente para a vida. Isso significa que a relação com os livros pode moldar o amanhã de seus filhos. Nos EUA, por exemplo, crianças entre 0 e 5 anos, que a cada ano passam escutando contos e manuseando livros equivale a  US$ 50 mil a mais no futuro em capital. É o que garante a Fundação Nacional de Leitura Infantil americana.

Confira a baixo as dúvidas mais frequentes em relação ao método de leitura em questão:

Quando começar a ler para meu filho?

O quanto antes possível. Estudos evidenciam que aqueles que começam a ler cedo além de melhorar a atuação escolar, tem mais chances de tornar-se um leitor frequente. Por isso, é importante ler ou contar histórias que você conhece para ele.

Como incentivá-lo?

  • Deixe os livros para ele manusear e bolar histórias.
  • Guarde um momento para a leitura e transforme-o num momento de prazer.
  • Procure visitar livrarias e bibliotecas. Incentive-o com livros e gibis.
  • Estimule atividades que aproveitem a leitura.
  • Marque um dia da semana para leitura em família.
  • Comece dando a seu filho um livro pequeno e peça que conte a história para você.
  • Para crianças, procure por livros intuitivos, com desenhos e histórias que ele goste.

Como escolher um livro?

Livros com abordagens interessantes e linguagem adequada para cada idade são ótimas opções. “Para conquistar os pequenos leitores, é preciso recomendar livros pelos quais eles se interessem. Tomando o cuidado, claro, de escolher obras que proponham algum tipo de reflexão e que sejam bem escritas”, diz Ana Elvira Casadei Iorio, professora do Colégio São Luís, de São Paulo (SP).

Muito cuidado para não forçar a barra. É importante nunca obrigá-lo a ler e nem indicar obras inadequadas para sua faixa etária. “Se começarmos exigindo que eles leiam livros mais sérios e pesados, podemos perder o leitor”, conclui a professora.

Top