Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler

Editorial MDT 15/05/2015 Bem Estar

Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler – Estudos do mundo inteiro apontam que a criança que lê e possui contato com a literatura desde pequena, sobretudo se for com o acompanhamento dos pais, é favorecida em vários sentidos: ela aprende melhor, articula melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. “Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores”, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP).

Conheça as vantagens de estimular seu filho a ler

A leitura frequente auxilia na interação com o mundo da escrita. A proximidade com esse mundo, por sua vez, promove o aprendizado e auxilia em todas as matérias, já que o principal instrumento para este é o livro didático. Além disso ler ainda é importante porque ajuda a memorizar a escrita correta das palavras.

Pessoas habituadas à leitura desde criança torna-se muito mais preparada para os estudos, para os afazeres e consequentemente para a vida. Isso significa que a relação com os livros pode moldar o amanhã de seus filhos. Nos EUA, por exemplo, crianças entre 0 e 5 anos, que a cada ano passam escutando contos e manuseando livros equivale a  US$ 50 mil a mais no futuro em capital. É o que garante a Fundação Nacional de Leitura Infantil americana.

Confira a baixo as dúvidas mais frequentes em relação ao método de leitura em questão:

Quando começar a ler para meu filho?

O quanto antes possível. Estudos evidenciam que aqueles que começam a ler cedo além de melhorar a atuação escolar, tem mais chances de tornar-se um leitor frequente. Por isso, é importante ler ou contar histórias que você conhece para ele.

Como incentivá-lo?

  • Deixe os livros para ele manusear e bolar histórias.
  • Guarde um momento para a leitura e transforme-o num momento de prazer.
  • Procure visitar livrarias e bibliotecas. Incentive-o com livros e gibis.
  • Estimule atividades que aproveitem a leitura.
  • Marque um dia da semana para leitura em família.
  • Comece dando a seu filho um livro pequeno e peça que conte a história para você.
  • Para crianças, procure por livros intuitivos, com desenhos e histórias que ele goste.

Como escolher um livro?

Livros com abordagens interessantes e linguagem adequada para cada idade são ótimas opções. “Para conquistar os pequenos leitores, é preciso recomendar livros pelos quais eles se interessem. Tomando o cuidado, claro, de escolher obras que proponham algum tipo de reflexão e que sejam bem escritas”, diz Ana Elvira Casadei Iorio, professora do Colégio São Luís, de São Paulo (SP).

Muito cuidado para não forçar a barra. É importante nunca obrigá-lo a ler e nem indicar obras inadequadas para sua faixa etária. “Se começarmos exigindo que eles leiam livros mais sérios e pesados, podemos perder o leitor”, conclui a professora.

Outros artigos

Decoração de Área de Lazer Pequena

01/06/2017

Decoração de Área de Lazer Pequena

Decorar a Área de Lazer Pequena costuma ser uma tarefa desafiadora para algumas pessoas, principalmente quando elas desejam fugir do padrão. Há muitas ideias que pod...

Pacotes de viagem para Roma, ofertas 2012

08/08/2012

Pacotes de viagem para Roma, ofertas 2012

Roma é um dos lugares mais lindos do planeta, sendo considerada o berço ideológico renascentista e o centro religioso mundial da igreja Católica. Quem visita o desti...

Excursões Carnaval 2016

07/02/2016

Excursões Carnaval 2016

Nem todo mundo gosta de entrar na folia no carnaval e até de fazer excursões carnaval 2016, então o jeito é sair para uma viagem onde haja uma diversão mais tranquil...