Search

Tratamentos para bico de papagaio

Google plus

A osteofitose, mais conhecida como ‘bico de papagaio’ é um problema causado por uma formação óssea incomum, produzida nas articulações, para que o organismo consiga dar conta de excesso de peso ou má postura. Por causa desses fatores, a cartilagem (que serve como um tipo de amortecedor) entre uma articulação e outra – ou, no caso da coluna, uma vértebra e outra – vai sendo gasta e desaparece, tornando as articulações deformadas. Infelizmente, esse é um problema muito mais comum do que se imagina. É mais comum que o bico de papagaio aconteça na coluna, por causa de má postura, mas pode ocorrer em qualquer articulação! A osteofitose é um tipo de artrose, não tem ‘cura’ – a cartilagem perdida não vai voltar ao estado original – e precisa ser tratada para que o paciente consiga ter qualidade de vida.

Entre as possíveis causas do bico de papagaio podemos listar: má postura, tendência genética, sedentarismo, sobrepeso e falta de atenção com a postura, como com a posição de dormir ou de pegar pesos. O bico de papagaio é mais comum em pessoas com mais de 50 anos. Quando uma pessoa desenvolve esse problema, sente muita dor pois a aproximação das vértebras, que ocorre pela ausência da cartilagem, acaba comprimindo a raiz nervosa. Alguns sintomas podem aparecer, como uma redução no movimento da articulação afetada, tendões e ligamentos próximos a essa articulação comprometidos, aguentando tensão excessiva por causa de um desequilíbrio na distribuição de peso e de sobrecarga, sensação de queimação nas costas.

O melhor tratamento, claro, é a prevenção. Exercícios físicos e postura correta ajudam a evitar que esse problema apareça como se fosse consequência natural da idade. Mas uma vez que o problema já existe é possível fazer algumas coisas para aliviar os sintomas e diminuir a dor, permitindo que a pessoa com bico de papagaio possa ter uma vida normal e possa continuar realizando todas as suas atividades. Um dos tratamentos alternativos é a prática de Pilates, com exercícios específicos e direcionados para quem apresenta esse problema, auxiliando no fortalecimento e no alongamentos dos músculos, principalmente da área afetada, e reequilibrando os grupos musculares, para que não haja sobrecarga.

Já um tratamento mais conservador tem por objetivo o fortalecimento da coluna, com a intenção de evitar o tratamento cirúrgico, o que infelizmente nem sempre é possível. Nesse modo de tratamento o paciente deve ficar de repouso, usar anti-inflamatórios prescritos pelo médico, para atender as suas particularidades, depois seguirá para a fisioterapia – exercícios físicos também serão recomendados. Ainda é possível contar, em casos mais crônicos, com uma injeção para aliviar dores locais ou irradiadas, mas nem sempre isso é recomendado. Ainda assim, não existe um tratamento definitivo, que vá curar e reestabelecer a cartilagem: o que existe é um controle e uma estabilização do avanço da doença e um alívio das dores provocadas por ela. É normal, com a idade, o surgimento de dores nas costas e nas articulações justamente porque a cartilagem vai se desgastando, mas se você tomar os cuidados necessários esse momento será muito adiado e será muito mais fácil aliviar as dores.

 


Google plus


Este artigo possui 9 comentários

  1. marcio
    Publicado em 27/07/2012 às 3:55 PM [+]

    ouvi falar de cloreto de magnésio, diz que com o tempo desaparece a calcificação, alguém ja tentou?

  2. Tulio Sérgio Navarro Lins
    Publicado em 22/01/2013 às 3:55 PM [+]

    Boa tarde
    Minha esposa está cheia de bico de papagaio segundo raio x e também com problemas de érnia.Que fazer? Obrigados

  3. João Benedicto dos Santos
    Publicado em 19/03/2013 às 2:02 PM [+]

    Recentemente tive uma crise muito forte do chamado bico de papagaio na região lombo-sagra. F ui medicado com algumas injeções e comprimidos anti-inflamatórios e depois algumas seções de fisioterapia
    mas agora lendo estas instruções, passei a fazer uso dos exercícios de alongamentos. Tenho me sentido bem melhor.
    Valeu, muito obrigado

  4. david
    Publicado em 26/03/2013 às 8:21 AM [+]

    tenho minhas atividades fisicas e sempre cuidei da minha postura, mas mesmo assim me surgio esse “problema”. sera o modo incorreto de durmir?.

  5. Francisco Junior
    Publicado em 04/04/2013 às 2:25 PM [+]

    João a equipe do Mundo das Tribos se sente muito feliz em saber todo nosso trabalho tem ajudado as pessoas até mesmo a melhorar sua saúde. Continue nos acompanhando, leia mais e esperamos que nossas matérias sejam ainda mais uteis para você e sua família.

  6. sirlei
    Publicado em 29/10/2013 às 10:02 PM [+]

    Boa noite! Tenho começo de bico de papagaio e gostaria de saber se posso participar de uma academia quais as restrições quanto aos aparelhos de ginástica. Desde já agradeço.

  7. verenick ribeiro da silva
    Publicado em 12/07/2014 às 10:15 PM [+]

    estamos felizes com vcs dando intruções paras pacientes

  8. verenick ribeiro da silva
    Publicado em 13/07/2014 às 2:49 PM [+]

    tomar cartilagem. e cloreto de magnésio ajuda no tratamento contra bico de papagaio. onde encontrar. e fico grato pelas orientações que v enho lendo. obrigado

  9. leila
    Publicado em 17/11/2014 às 11:13 AM [+]

    a única forma de melhorar totalmente o bioo de papagaio é fisioterapia e exercicios fisicos juntamente com remedios pra dor….nao deixem de fazer alongamentos e exercicios fisicos.
    não peguem peso por favor

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top