Menu

Saúde

Atualizado em 29 de abril de 2013, às 10:57 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Tratamento caseiro para Micose

A micose é uma doença de pele causada por fungos. Veja como tratar em casa a micose.

As infecções provocadas por fungos são chamadas de micoses e apresentam problemas de saúde muito comuns na população. Esses microrganismos se alojam em regiões úmidas e quentes da pele. Vários fatores podem favorecer a proliferação do problema. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de tratamento caseiro para micose.

615112 As micoses acometem várias partes do corpo. Foto divulgação Tratamento caseiro para Micose As micoses acometem várias partes do corpo. (Foto: divulgação)

O que é micose

De acordo com especialistas, a micose é o nome popular dado às infecções provocadas por fungos. Existem vários tipos de microrganismos que podem provocar infecções em diversas partes do corpo, recebendo uma denominação de acordo com a localização do problema.

Os fungos são encontrados em vários ambientes, inclusive no corpo humano. Geralmente ficam localizados nas células mortas e quase não causam problemas. Porém, em alguns casos eles penetram a pele, provocando sinais e sintomas.

De modo geral, as infecções por fungos atingem locais úmidos, quentes e ricos em queratina, como o couro cabeludo, a região entre os dedos e a virilhas. Eles podem ser espalhados devido à falta de tratamento ou caso a pessoa coce a região e passe a mão para outra parte do corpo.

615112 O alho é muito eficaz no tratamento da micose. Foto divulgação Tratamento caseiro para Micose O alho é muito eficaz no tratamento da micose. (Foto: divulgação)

Veja também micose nos pés, como tratar 

Micoses mais comuns

As micoses mais comuns são conhecidas como “tinha cruris” e “tinha pedis” que ficam localizadas entre os dedos dos pés, popularmente chamadas de frieira. Elas surgem principalmente no verão, devido ao excesso de produção de suor e ao clima quente e úmido.

Dessa maneira, as partes do corpo que produzem mais suor e o acumulam são mais suscetíveis as infecções por fungos, já que os ambientes aquecidos e úmidos favorecem a proliferação dos microrganismos.

Nos homens, as micoses aparecem com maior frequência nas virilhas, no períneo e na região perianal. As mulheres são mais propensas a paroníquia, que é uma micose que acomete ao redor das unhas das mãos, chamadas de unheiro.

Tratamento caseiro para micose

1. Pomada de cebola, limão e alfafa

Ingredientes: 2 colheres de sopa de óleo de oliva, 10g de alfada, 1 limão, meia cebola e 1 dente de alho.

Modo de preparo: a cebola deve ser cortada, amassada e misturada com o alho e a alfafa. Retire o suco de limão e misture todos os ingredientes até que fique homogêneo. A pomada deve ser passada no local da micose antes de dormir, no dia seguinte, logo pela manhã, deve ser retirada com água e sabão.

2. Chá de folhas de mandioca

Ingredientes:  3 folhas de mandioca e 250 ml de água.

Modo de preparo: coloque os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Espere esfriar e molhe um algodão para aplicar na região afetada.  Aplique 3 vezes ao dia, especialmente após o banho. Esse processo deve ser realizado até que a micose desapareça.

3. Alho para micose de unha

Ingredientes: 1 dente de alho e 1 vidro de clorexidina (mertiolate).

Modo de preparo: coloque o dente de alho dentro do vidro de clorexidina e aplique a mistura 3 vezes ao dia sobre as unhas infectadas. O mertiolate e o alho combatem o fungo causador da micose em pouco tempo, fazendo com que as unhas se tornem mais fortes.

615112 O chá de folha de mandioca ajuda a tratar a micose. Foto divulgação Tratamento caseiro para Micose O chá de folha de mandioca ajuda a tratar a micose. (Foto: divulgação)

Veja também micose, causas e tratamentos 

A micose é causada por fungos que se proliferam preferencialmente em regiões úmidas do corpo. Ela pode provocar coceiras, manchas brancas na pele e até rachaduras locais devido a sensibilidade excessiva da pele. Esse problema deve ser tratado para evitar que seja transmitido para outras regiões do corpo. Aposte nas dicas de tratamento caseiro para micoses.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.